O Presidente da República, João Lourenço, reiterou, sábado, a vontade de Angola continuar a implementar com a Turquia projectos conjuntos e mutuamente vantajosos, de modo a estreitar, cada vez mais, os laços de amizade entre os dois povos.
Numa mensagem endereçada ao homólogo turco, Recep Tayyip Erdoğan, pela comemoração do primeiro centenário da fundação da Turquia, o estadista angolano adianta que a concretização dos projectos comuns trará benefícios tangíveis para os dois povos.
O Chefe de Estado angolano enaltece, ainda, o percurso da Turquia ao longo deste século, em que sempre desempenhou um papel central na resolução de questões económicas e de segurança na região de que faz parte, fruto do desenvolvimento robusto alcançado em vários domínios, entre os quais o da Ciência, do Comércio e da Indústria.
Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, numa mensagem de felicitações endereçada ao homólogo turco, Hakan Fidan, destaca que esta data tem um significado de transcendente importância para a Turquia e enaltece os avanços realizados nos distintos domínios da vida nacional, augurando mais prosperidade e felicidade para o povo turco.
O comunicado refere ainda que a data está a ser comemorada com elevado sentido patriótico por toda a nação turca, evocando a memória e os feitos do fundador da República da Turquia, o Presidente Mustafa Kemal Atatürk, figura heróica que instaurou a República, sucedendo o Império Otomano.
Angola e Turquia mantêm laços de cooperação nas áreas dos Transportes Aéreos, Defesa, Comércio, Protecção de Investimentos, Petróleo, Mineração, Agricultura e Energias Renováveis.
Dados disponíveis dão conta que o volume de negócios entre Angola e a Turquia, em 2021, foi de cerca de 170 milhões de dólares.
As relações diplomáticas entre os dois países datam de 1980 e estão suportadas por acordos de cooperação nos sectores das Pescas, Educação, Ciência e Tecnologia, Petróleo e Gás, Indústria e Agricultura.
A Turquia exporta para Angola trigo, máquinas, electrodomésticos, material hospitalar e de saúde, entre outros. Em sentido inverso há o envio de madeira, sucata ferrosa e alumínio.
As relações político-diplomáticas foram reforçadas em 2008, com a cooperação bilateral, ano em que foi assinado, em Ankara (Turquia), o Acordo de Cooperação Comercial, Económica e Técnica.
As relações diplomáticas cimentaram-se com a abertura da Embaixada turca em Angola, em 2010, seguindo-se a de Angola na Turquia, em 2011.
Fonte: Jornal de Angola