• China Garante Apoio Financeiro Às Grandes Obras Em Angola


    O embaixador da China em Angola, Gong Tao, assegurou, nesta quarta-feira, em Luanda, que o Governo do seu país vai continuar a financiar grandes obras de engenharia civil em território nacional, bem como apoiar o processo de diversificação económica, uma das bandeiras de governação do Presidente João Lourenço.

    O diplomata chinês deu a garantia no final de uma audiência com o Presidente da República, no Palácio da Cidade Alta, onde foi apresentar os cumprimentos de despedida ao estadista angolano, visto estar em fim de missão.

    "A China vai garantir o financiamento das obras, para a total conclusão, bem como contribuir para o desenvolvimento sócio-económico de Angola”, garantiu Gong Tao, acrescentando que a China vai apoiar, também, o programa de atracção de investimento privado para Angola.

    Vamos encorajar, cada vez mais, investimentos chineses nas áreas da indústria, agricultura, pesca, exploração de minerais, turismo e outras. O diplomata chinês, que termina uma missão de quatro anos e quatro meses em Angola, fez saber que, no quadro do reforço das relações económicas entre os dois países, vai ser realizada, nos próximos dias, a segunda reunião da Comissão Orientadora da Cooperação Económica entre os dois Estados.

    Gong Tao disse que este encontro vai ser uma boa ocasião para os dois governos trabalharem em conjunto na elaboração de novos planos para o fortalecimento de parcerias, tais como as de financiamento de obras.

    Para a consumação deste encontro, revelou que vai chegar ao país, entre 12 e 13 deste mês, uma delegação chinesa liderada pelo Ministro do Comércio, para encontros de concertação com o Governo angolano.

    O embaixador da China referiu que este ano, que se assinala o 40º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, voltou a ficar demonstrada a vontade dos dois Estados em continuar a andar de mãos dadas na salvaguarda da Independência e da procura de cooperação mutuamente benéfica, que permitam alcançar objectivos comuns para o desenvolvimento sócio-económico dos dois países.

    Em relação à audiência, Gong Tao ressaltou que o encontro permitiu passar em revista o estado das relações bilaterias, bem como saudar o Presidente da República pelos esforços que vem empreendendo para a pacificação da Região dos Grandes Lagos.

    Numa outra audiência, o Presidente da República recebeu o embaixador francês em Angola, Daniel Vosgien, que apresentou, também, cumprimentos de despedida ao Chefe de Estado, por estar em fim de missão.

    À saída do encontro, Daniel Vosgien assegurou que deixa as relações entre Angola e França em bom estado, revelando estarem previstas mais trocas de visitas bilaterais nos próximos meses.

    No campo das trocas comerciais, o embaixador gaulês em fim de missão disse que os dois países continuam empenhados em fortalecer, cada vez mais, as trocas comerciais. A ocasião permitiu fazer um balanço da minha missão de três anos em Angola.

    Fonte: Jornal de Angola.