Angola e a Bélgica analisaram, quarta-feira, em Luanda, a preparação da próxima Cimeira União Africana-União Europeia (UA-UE), considerada uma oportunidade para o aprofundamento das relações entre os dois continentes.
O tema foi um dos assuntos que dominou o encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador do Reino da Bélgica no país, Stéphane Doppagne.
Num comunicado de imprensa, o MIREX ressalta ainda que o encontro serviu para as duas entidades abordarem questões de interesse bilateral, regional e multilateral que marcam a agenda comum entre Angola e a Bélgica.
"A temática migratória foi um dos pontos centrais do encontro, tendo sido analisadas formas de estreitar a cooperação no tratamento das questões relativas à mobilidade entre os dois países", sublinha.
Stéphane Doppagne partilhou informações sobre o périplo recentemente efectuado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Bélgica pela região dos Grandes Lagos, tendo reiterado o interesse do seu país em contribuir para a estabilidade e o desenvolvimento daquela zona de África.
A situação no leste da República Democrática do Congo (RDC) mereceu também atenção especial durante o encontro entre os dois diplomatas.
A este respeito, o embaixador belga elogiou os esforços de mediação desenvolvidos pelo Presidente João Lourenço.
Fonte: Jornal de Angola