• Conferência sobre implementação dos resultados do Fórum China-África já iniciou


    A Conferência Ministerial dos Coordenadores para a Implementação dos Resultados do Fórum de Cooperação China-África, decorre deste nesta quarta-feira, em Changsha, capital da província de Hunan, República Popular da China.
    O evento decorre sob o tema "China-África: Juntos Rumo à Modernização" e reúne Ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores de países africanos e da China, com o objectivo de acompanhar e coordenar a implementação dos compromissos assumidos durante a Cimeira do FOCAC, realizada em Pequim em Setembro de 2024.

    Segundo uma nota de imprensa, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, chefia a delegação angolana onde integra, também, o ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira, a embaixadora de Angola na China, Dalva Ringote Allen, e os diplomatas Miguel Dialamicua, director Ásia e Oceania, e José da Silva, director de Cooperação Internacional, ambos do Ministério das Relações Exteriores.

    A nota recorda que na Cimeira do FOCAC realizada em Pequim em setembro de 2024, a China e os países africanos estabeleceram compromissos significativos para fortalecer sua parceria estratégica.

    Sua Excelência Xi Jinping, Presidente da República Popular da China, anunciou um pacote de apoio financeiro e iniciativas de cooperação para os próximos três anos, visando promover a modernização conjunta e o desenvolvimento sustentável no continente africano.

    Do pacote de apoio financeiro, revela o comunicado, a China comprometeu-se a disponibilizar um total de 360 mil milhões de yuan (aproximadamente 50,7 mil milhões de dólares) para apoiar a cooperação com a África nos próximos três anos.

    Esse montante inclui 210 mil milhões de yuan em linhas de crédito; 80 mil milhões de yuan em assistência em diversas formas; e 70 mil milhões de yuan em investimentos por empresas chinesas no continente africano, entre outras projectos.