Angola e Quirguistão discutiram, hoje, o reforço da cooperação bilateral, nos pontos de convergência para a realização de consultas políticas, assim como nas questões da agenda regional e internacional.
Estas abordagens foram feitas durante um encontro, que o ministro das Relações Exteriores, Téte António, manteve na manhã desta quinta-feira, em Nova Iorque, com o ministro dos Negócios Estrangeiros da República do Quirguistão, Jeenbek Kulubayev.
Em nota de imprensa, o MIREX revela, ainda, que dois Ministros concordaram na necessidade do estabelecimento do Acordo Geral, Técnico Científico e de Cooperação Económica entre Angola e o Quirguistão na assinatura da Isenção de Vistos em Passaportes Diplomáticos e de Serviço, e na realização da 1ª Sessão de Consultas Políticas Bilaterais, em Bisqueque.
"Os dois países têm a intenção de reforçar a cooperação nos domínios do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e do Petróleo e Gás Natural, além do ramo da agricultura, onde o Quirguistão é o 5º maior produtor mundial de algodão", refere a nota.
No se refere à agenda regional e internacional, as partes debruçaram-se sobre a reciprocidade na troca de apoio as candidaturas de ambos os Governos nos fora internacionais, explorar oportunidades conjuntas em áreas como resiliência climática, reformas de governação administrativa e de desenvolvimento económico e ainda troca de experiências em practicas de avanços tecnológicos e políticas favoráveis de investimento.