Na nota enviada aos jornalistas na COP28, os Serviços de Imprensa do Presidente da República informam que em ambos os encontros o tema central foi o estreitamento das relações de Angola com os dois países.
São Tomé e Príncipe é um país irmão de Angola, com um passado comum. É nesta base que o reforço das relações de cooperação entre os Estados sempre engaja governos e a sociedade, pois além de serem dois países africanos têm também a língua portuguesa como factor de unidade.
Tratando-se de dois PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), são também integrantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). É nesse nível, por exemplo, que a partir de Janeiro entram em vigor vários acordos engajando todos os Estados-membros.
Patrice Trovoada foi, também, recentemente, eleito Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, depois do seu partido a ADI ter obtido maioria absoluta no escrutínio de Setembro de 2022.
Já o Presidente da República de Madagáscar, Andry Rajoelina, também no Dubai a participar da Conferência das Partes – COP28 aproveitou a ocasião para saudar o Presidente angolano e manifestar a disposição de cooperar com Angola.
Madagáscar é uma ilha do Índico, das mais famosas do continente e daquela região por ser detentora de um potencial turístico muito forte.
Pavilhão de Angola
Na Conferência das Partes – COP28, Angola tem um pavilhão, onde está exposta a estratégia nacional sobre o combate às alterações climáticas.
Durante a visita efectuada ao local, na tarde de ontem, o Presidente da República, João Lourenço, sinalizou a sua aprovação ao que viu e deverá estar exposto até ao próximo dia 12.
Para hoje, o Pavilhão tem a abertura prevista para as 10 horas locais (7h em Angola).
Depois, decorre um painel sobre as alterações climáticas e seu impacto em doenças tropicais em Angola – compreendendo o desafio e preparando o futuro, com prelecção do Ministério da Saúde; Climate Resiliente and Waste Management – Adpatation for the future é o tema elegido pelo Ministério do Ambiente para a sua apresentação do dia, por volta das 11 horas.
No final da manhã, o Pavilhão de Angola acolhe também a sessão sobre a Modernização dos Serviços de Meteorologia em Angola, com a participação do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), juntamente com o Instituto Nacional de Meteorologia (INAMET).
Antes da pausa da manhã haverá um debate para troca de ideias e visões sobre os temas dissertados.
Já no período da tarde, os presentes vão poder acompanhar no painel sobre Telecomunicações e Energia, as sessões sobre os temas Estratégia Nacional de Energias Renováveis e Electrical and Thermal Energy Production Plant, com dissertações do Ministério do Ambiente.
"Bons amigos” fazem a diplomacia
A COP28 está também a servir para de maneira informal os vários representantes de Governo e Chefes de Estado trocarem impressões sobre vários assuntos.
Nas distintas salas plenárias da Expo City Dubai, os estadistas abordam a cooperação bilateral, trocam sorrisos, abraços e põem a conversa em dia.
Aos olhos microscópicos das objectivas dos fotógrafos as conversas descontraídas mesmo em temas fracturantes como são os dos financiamentos aos prejuízos gerados pelas alterações climáticas é bastante visível a unidade de propósitos a um adversário comum: o aquecimento global e todos os estragos associados.
Fonte:Jornal de Angola.