O novo Hospital Geral do Cuanza-Norte, situado no município de Cazengo, no bairro Kirima do Meio, foi inaugurado nesta terça-feira, 12 de Novembro, pelo Presidente da República, João Lourenço e tem o nome do nacionalista Mário Pinto de Andrade.
A unidade inicia as suas actividades com 1.135 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, assistentes sociais e técnicos de apoio hospitalar, que vão garantir um serviço diversificado e de qualidade, de acordo com a ministra da Saúde Sílvia Lutucuta.
Com capacidade para 200 camas, o novo Hospital Geral do Cuanza-Norte vai servir ainda como um centro de investigação, pesquisa e formação para reforçar a qualidade dos serviços prestados e promover a capacitação contínua dos profissionais de saúde.
"No âmbito do processo de especialização dos nossos recursos humanos, para garantirmos um atendimento de alta qualidade, entrarão em funcionamento o Internato Médico e o Internato de Enfermagem”, acrescentou Sílvia Lutucuta.
Por sua vez, ao proferir o discurso de boas-vindas, o governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar destacou que a nova unidade sanitária vai beneficiar não só a população local, mas também das províncias vizinhas, como Malanje e Uíge, devido à sua gama de serviços.
"Já não haverá motivos para que a população do Cuanza-Norte recorra a outras províncias, tendo em conta que grande parte dos serviços de especialidades médicas estará disponível aqui no Hospital Geral”, referiu o governador.
João Diogo Gaspar apelou à população para cuidar e preservar a infra-estrutura, com valor para as gerações presentes e futuras.
Fonte: Portal Cipra.