• Escola Superior De Guerra Pode Virar Universidade Militar


    As Forças Armadas Angolanas (FAA) pretendem aprofundar os cursos ministrados na Escola Superior de Guerra, com vista a transformá-la numa universidade militar, que proporcione novas opções de ascensão na carreira dos efectivos.

    Esta pretensão foi avançada nesta quinta-feira, em Luanda, pelo general-de-aviação, Altino Carlos dos Santos, chefe de Estado Maior General das FAA, durante o encerramento do ano académico do ensino superior militar 2023/2024, onde frisou que esta transformação ajudaria o efectivo que busca uma ascensão aos postos mais altos nas forças armadas.

    Actualmente a escola ministra cursos de Estratégia e Arte Operativa, Comando e Direcção, Comando e Estado Maior, Organização de Asseguramento Moral e Psicológico e de Promoção a Oficial Superior, apenas para oficiais já com licenciatura.

    Segundo o oficial, a Escola Superior de Guerra é uma instituição de ensino militar destinada a formar, aperfeiçoar, especializar e capacitar oficiais das forças armadas e outros profissionais em altos estudos estratégicos, operacionais, táticos e administrativos, representando o último grau de formação na carreia militar.

    A instituição fomenta ainda a pesquisa e o desenvolvimento em áreas relacionadas à estratégia, defesa, segurança nacional e internacional.

    O oficial das FAA acrescentou que, no actual contexto, o militar deve continuar firme e ciente de que a situação global está em constante mutação, exigindo uma permanente capacidade de adaptação e inovação, alcançado com investimento na formação e capacitação de quadros.

    O ano académico ora concluído teve início em Outubro de 2023 e formou 130 oficiais das FAA nos referidos cursos.

    A cerimónia de encerramento contou com a presença de oficiais generais, almirantes, comissários, capitães, sargentos, praças e convidados.

    Fonte: Angop.