Os dados foram avançados pela presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, tendo explicado ainda que a província de Luanda lidera a lista dos beneficiários com 810 projectos financiados, representando 4,68 mil milhões de kwanzas desembolsados.
Em termos de projectos, a província do Huambo aparece na segunda posição com 311, à frente da Huíla (254).
Quanto aos montantes desembolsados, a província da Huíla surge em segundo lugar, atrás de Luanda, com 3,18 mil milhões de kwanzas, deixando o Huambo na terceira posição (2,03 mil milhões).
Felisbela Francisco reiterou que o FADA está alinhado com ao Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023/2027, com ênfase no eixo de fomento e diversificação da produção agrária e responsabilidade social ambiental.
"Este alinhamento visa garantir a segurança alimentar, aumentar o emprego, o rendimento das famílias, bem como promover a sustentabilidade ambiental”, justificou Felisbela Francisco.
Agricultura familiar
Os agricultores familiares são os principais beneficiários do financiamento do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), com 48,09% da carteira de crédito, seguidos das cooperativas agrícolas (35,82).
As micro, pequenas e médias empresas agrícolas seguem em terceiro lugar, com 15,17 por cento do crédito concedido pela instituição.
A gestora explicou que o FADA distribui o seu crédito de acordo com uma abordagem estratégica que, entre outras variáveis, considera a densidade populacional, a actividade agrícola predominante e potencial de produção, bem como carências socioeconómicas de cada província.
Fonte: Jornal de Angola.