Os resultados dessa avaliação deverão ser divulgados em Janeiro do próximo ano, através de um ranking elaborado pelo banco central.
Este dado foi avançado, nesta quarta-feira em Luanda, pelo chefe do Sector de Análise e Acompanhamento da Conduta das Instituições Financeiras do BNA. José Andrade Moma fez a apresentação do ranking de serviço especializado em atendimento ao consumidor.
Conforme fez questão de clarificar, o que o Banco Nacional de Angola pretende com este ranking é, de alguma forma, melhorar a qualidade da prestação de serviço das instituições financeiras bancárias ao consumidor de produtos e serviços, bem como fomentar a implementação das melhores práticas na gestão de reclamações.
José Moma disse, ainda que o BNA pretende também, efectivamente, conceder a possibilidade de os clientes das instituições financeiras avaliarem a qualidade de serviço prestados pelas instituições financeiras e, deste modo, perceber-se em que posição no ranking da qualidade da prestação de serviços cada uma das instituições se encontra. Explicou que será publicado o primeiro ranking em sessão pública, no qual se vai apresentar ao mercado financeiro nacional a posição de cada uma das instituições financeiras bancárias.
Este chefe informou ainda que para esta avaliação estão a ser usados quatro indicadores fundamentais, nomeadamente os de performance da instituição financeira; nível da gestão de reclamações e o impacto que as áreas de gestão de reclamações têm nos processos internos das instituições financeiras; percepção do consumidor e do supervisor face à prestação de serviço das instituições financeiras e, por último, a conformidade face ao Aviso 12.
Fonte: Jornal de Angola.