• Governador De Luanda Ausculta Problemas Dos Habitantes De Viana


    A situação dos sectores da Educação e da Saúde, assim como as condições sociais e o Plano Integrado de Intervenção de Luanda (PIIL) no município de Viana dominam a XI Sessão Ordinária do Governo Provincial de Luanda (GPL), que começa hoje, às 8h00, nesta localidade da capital do país.

    De acordo com o programa do Governo Provincial de Luanda, a reunião de hoje vai ser orientada pelo governador Manuel Homem, com a presença dos vice-governadores.

    Durante a actividade, vão ser feitas avaliações do estado da delinquência juvenil, prostituição infantil, mobilidade no tráfego, iluminação e segurança pública no município de Viana, com realce para o Distrito do Zango.

    Manuel Homem, que trabalha desde ontem, em Viana, manteve encontros separados com os  representantes de partidos políticos, com realce para o MPLA, UNITA, FNLA e PRS, com sedes no município, assim como integrantes de organizações juvenis. A reunião encerrou com um encontro entre o governador e os membros do Comité Técnico do Orçamento Participativo (OP).

    Depois da sessão ordinária do GPL, que acontece hoje, Manuel Homem desloca-se ao Mercado do 30 para uma visita de avaliação das condições de higiene do espaço, acto que encerra os dois dias de trabalho no município de Viana.

    Governador analisa estado de empreendimentos

    O governador Manuel Homem visitou, também, ontem, o Pólo Industrial de Viana (PIV), onde recebeu informações sobre o funcionamento da empresa Anxing Internacional. Depois seguiu para a Zona Económica Especial (ZEE), onde constatou o funcionamento da fábrica de massa alimentar Youni Ben e da Embalvidro, empresa produtora de garrafas de vidro.

    Antes de ir ao Pólo Industrial e a ZEE, o governante visitou o Hospital Materno Infantil Mãe Jacinta Paulino, onde se inteirou da obra de reabilitação e apetrechamento, num trabalho a cargo da empresa Tsun Construction LDA e fiscalizada pela Liboinvest. De acordo com o empreiteiro, a Tsun Construction LDA, a obra tem um período de três meses e custou aos cofres públicos 327.250.000 de kwanzas.

    A directora clínica do hospital, Amélia Tonga, reconheceu que com a ampliação e apetrechamento da instituição, a qualidade de atendimento aos utentes vai melhorar.

    Durante a visita, Manuel Homem auscultou também as principais dificuldades do estabelecimento de saúde. Ontem, o governador e a delegação visitaram ainda o Posto de Saúde do Distrito da Baia e o Comando Unificado das Forças de Segurança. Entre os temas apresentados, ontem, para a análise do governador constaram informações sobre as condições das vias secundárias e terciárias, que vão beneficiar de obras no quadro do Plano Integrado de Intervenção de Luanda (PIIL).Detalhes

    O vice-governador para o sector Técnico e Infra-Estruturas, Cristino Ndeitunga, esclareceu sobre as condições de execução de 1.500 casas para o realojamento de alguns munícipes da capital do país. Na ocasião, o arquitecto Calunga Quissanga explicou, também, ao governador sobre a mobilidade, iluminação pública e as condições do pavimento das vias para o Zango.

    Durante a visita foi apresentado ao governador o actual quadro sobre a situação social do município, com particular realce para a do distrito do Zango. A questão da prostituição infantil e de outros temas sociais foram explicados pela directora para a Acção Social do GPL, Olga Tchiaca, enquanto o actual momento da segurança pública do Zango pelo sub-comissário da Polícia Nacional, Gabriel Jorge Capusso.

    Fonte: Jornal de Angola.