• Huíla e Namíbe beneficiam de energia eléctrica de fonte hídrica


    As províncias da Huíla e do Namibe já beneficiam de energia eléctrica de fonte hídrica, através da entrada em operação da linha de transporte a 220 kV Gove–Matala e respectivas subestações.

    A infraestrutura liga o Aproveitamento Hidroeléctrico do Gove, no Huambo, ao Posto de Seccionamento da Matala, na Huíla, numa extensão superior a 213 quilómetros e com capacidade de cerca de 682 MVA, soube, hoje, o Jornal de Angola Online junto do Ministério da Energia e Águas.

    O projecto integra, igualmente, a subestação do Lubango Leste, responsável pela alimentação da Subestação da Ferrovia, assegurando o fornecimento de energia à província do Namibe.

    Com esta infraestrutura, refere a mesma fonte, os municípios da Matala, Quipungo, Capelongo, Lubango, Humpata, Chibia, Bibala e Moçâmedes passam a beneficiar de energia mais estável, fiável e sustentável, abrangendo directamente mais de 350 mil famílias da região sul.

    A integração do Lubango ao Sistema Eléctrico Nacional permite reduzir gradualmente a dependência da produção térmica a diesel, optimizando custos operacionais, reforçando a estabilidade do fornecimento e reduzindo emissões poluentes, ao mesmo tempo que cria melhores condições para o crescimento da actividade económica e social na região sul, com impacto na indústria, agricultura, turismo, serviços públicos e investimento privado.

    O aumento da taxa de electrificação nacional e a expansão do acesso à energia eléctrica continuam entre os principais objectivos do Ministério da Energia e Águas, no quadro da promoção da inclusão social, da melhoria da qualidade de vida das populações e do desenvolvimento equilibrado do território nacional.