Na cerimónia de inauguração da nova infra-estrutura, nesta segunda-feira, 21 de Outubro, Mara Quiosa reforçou, a unidade vai responder a uma necessidade urgente, uma vez que, desde o encerramento do Hospital Pediátrico do Sumbe, causado por inundações, os serviços pediátricos tinham sido transferidos para o Centro de Saúde da Centralidade Kibaúla, que não possui condições adequadas para tratar casos mais complexos.
A governadora explicou ainda que a nova unidade hospitalar é um alívio para centenas de pacientes que, ao longo dos anos, enfrentaram dificuldades, especialmente os que necessitavam de cirurgias complexas ou tratamentos especializados.
De igual modo, referiu-se ao impacto positivo do hospital para mais de 100 doentes com insuficiência renal, que antes tinham de se deslocar a outras províncias, como Benguela, Huambo e Luanda, para realizar sessões de hemodiálise. Com a nova unidade, esses pacientes poderão agora receber tratamento mais próximo de suas casas.
"Com a inauguração deste hospital, abrimos um novo capítulo na história da província do Cuanza Sul. Um capítulo de progresso, saúde e bem-estar para todos”, sublinhou Mara Quiosa,
Segundo a governadora a infra-estrutura, baptizada com o nome do herói cubano Raúl Díaz Arguelles, cumpre um compromisso do Governo de melhorar a qualidade de vida da população, oferecendo serviços de saúde que respondam às suas necessidades e urgências.
Na mesma ocasião, Mara Quiosa expressou gratidão ao Presidente João Lourenço, elogiando o seu empenho na melhoria do sector da saúde e na construção de infra-estruturas hospitalares de terceiro nível, essenciais para elevar a qualidade dos serviços médicos no país.
"Gostaríamos de encorajá-lo, pois mesmo diante de tanta dificuldade financeira que o nosso país e o mundo atravessam, continua firme e decidido a proporcionar ao seu povo momentos de alegria e esperança, como este que estamos a viver com a inauguração da primeira unidade sanitária de terceiro nível aqui na nossa província”, disse a governadora.
Fonte: Portal Cipra.