• João Lourenço defende coordenação eficaz para sucesso do Corredor do Lobito


    O sucesso do Corredor do Lobito depende acima de tudo de um alinhamento estratégico claro e de uma coordenação eficaz entre todos os intervenientes, defendeu, na manhã desta quinta-feira, em Luanda, o Presidente da República, João Lourenço.
    O Chefe de Estado discursava na abertura da Reunião Inaugural de Coordenação sobre o Corredor do Lobito, encontro que marca, também, o lançamento de um Novo Mecanismo de Coordenação para aquelas infra-estruturas ferroviárias em parceria com o Banco Mundial.

    João Lourenço reconheceu que os parceiros de desenvolvimento desempenham um papel central neste processo, cujo apoio tem sido determinante não apenas na mobilização de investimentos catalisadores, mas também no apoio às reformas estruturais e na harmonização normativa, dimensões essenciais para reforçar a credibilidade do corredor, reduzir riscos, atrair capital privado e garantir resultados concretos.

    "É precisamente neste contexto que surge o Mecanismo de Coordenação do Corredor do Lobito, concebido como uma plataforma de coordenação e alinhamento estratégico. O seu objectivo não é o de criar novas estruturas, nem burocracias adicionais, mas assegurar que todas as iniciativas promovidas por instituições multilaterais, parceiros bilaterais e investidores privados, estejam devidamente articuladas, evitando duplicações, fragmentações e esforços paralelos que possam diminuir o impacto colectivo", considerou.

    Na visão do estadista angolano, a complementaridade entre projectos, financiamentos e reformas, é a chave para maximizar resultados e acelerar a implementação.