• João Lourenço desloca-se a Addis Abeba


    O Presidente da União Africana, João Lourenço, desloca-se, hoje, quarta-feira, a Addis Abeba, Etiópia, onde vai empossar os membros da Comissão da organização continental.
    O Chefe de Estado Angolano retorna à sede da União Africana, na cidade de Addis Abeba, depois de ter sido eleito, em meados de Fevereiro, Presidente da UA.
    A tomada de posse acontece quinta-feira, marcando o funcionamento da Comissão da União Africana.
    No acto, a decorrer na hall Nelson Mandela, na sede da UA, em Addis Abeba, vai ocorrer a passagem das pastas entre o presidente cessante da Comissão da UA, o tchadiano Moussa Faki Mahamat, e Ali Youssouf, do Djibuti, que será coadjuvado pela argelina Cilma Malik Adad.
    Seguir-se a assumpção das pastas pelos comissários para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável, Infra-estruturas e Energia, Assuntos Políticos, Paz e Segurança e Saúde, Assuntos Humanitários e Desenvolvimento Social, respectivamente, Moses Vilakati (Eswatini), Lerato D. Mataboge (África do Sul), Bankole Adeoye (Nigéria) e Amma A.Twum- Amoah (Ghana
    Por falta de requisitos dos candidatos, durante a cimeira do mês passado não foram eleitos os comissários para o Desenvolvimento Económico, Comércio, Turismo, Indústria e Minerais (ETTIM) e para a Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação.
    As candidaturas para este dois cargos deve-se restringir a indivíduos do sexo masculino e feminino da região central do continente, em conformidade com as disposições do estatuto da comissão e do regulamento interno da conferência.

    Fonte: Angop.