O Presidente João Lourenço foi nomeado vencedor da edição de 2025 do “Africa Road Builders”, prémio que celebra os líderes africanos que se empenharam no desenvolvimento de infra-estruturas.
A informação vem publicada no site do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), promotora do prémio, detalhando que o Presidente João Lourenço sucede aos líderes da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, e do Congo, Denis Sassou-Nguesso, co-vencedores em 2024.
Reunido a 25 de Abril, no Dubai, o Comité de Selecção do Prémio Road Builder Babacar Ndiaye escolheu o Presidente Lourenço pela realização de importantes infra-estruturas de transporte em Angola.
Trata-se, nomeadamente, do Corredor do Lobito, um eixo ferroviário regional estratégico que liga a Zâmbia, Angola e a República Democrática do Congo (RDC).
O Fundo Africano de Desenvolvimento concedeu uma doação de 8,14 milhões de dólares para a realização deste projecto integrador, que facilita o comércio entre os três países.
A construção do novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, inaugurado em Novembro de 2023, a pavimentação de 2.000 quilómetros de estradas, a reabilitação de mais de 2.000 quilómetros adicionais e o projecto de construção de um metro ligeiro em Luanda, foram os trunfos que motivaram a escolha, esclarece o Comité do Prémio.
“Notámos que Angola empreendeu nos últimos anos uma grande transformação das suas infra-estruturas de transportes com o objectivo de reforçar a sua posição estratégica na África Austral e Central e diversificar a sua economia. Todos estes projectos e realizações têm como impacto imediato a criação de vários serviços, nomeadamente com a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação”, lê-se na nota do Comité de Selecção dos “Africa Road Builders”.
O novo vencedor do prémio Babacar Ndiaye receberá o troféu no dia 28 deste mês, em Abidjan, à margem dos Encontros Anuais de 2025 do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
Patrocinado pelo Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, o troféu Babacar Ndiaye dos ‘Africa Road Builders’ (Construtores de estradas em África) é atribuído pela Acturoutes, uma plataforma de informação sobre infra-estruturas e redes rodoviárias em África, e pela organização ‘Médias pour les infrastructures et la finance en Afrique’ (MIFA), rede de jornalistas africanos especializados em infra-estruturas rodoviárias.
O prémio foi criado em homenagem a Babacar Ndiaye (1936-2017), presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento de 1985 a 1995.
Desde o seu lançamento, em 2016, o troféu Babacar Ndiaye premiou os seguintes Chefes de Estado: Rei Mohamed VI (Marrocos), Edgar Lungu (Zâmbia), Alassane Ouattara (Côte d’Ivoire), Ali Bongo Ondimba (Gabão), Macky Sall (Senegal) e Paul Kagame (Rwanda).
Fonte: Jornal de Angola.