• Juíza Maria Craveiro Preside Concurso Para Provimento Da Vaga De Presidente Da Cne


    A juíza conselheira Maria Guiomar Craveiro foi ​indicada, ​esta quarta-feira, pelo Plenário do Conselho Superior da Magistratura Judicial, para presidir ao Júri do Concurso Curricular de Provimento da Vaga de Presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

    Em ​sessão ​ordinária​, o Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ)​ apontou, igualmente, o ​juiz ​desembargador​  António José Santana, para vice-presidente, e ainda o ​vogal do ​conselho​, Fernando de Almeida Gomes.

    Nos termos do Artigo 8° do Regulamento do concurso, o ​júri terá um grupo de apoio técnico, composto por ​quatro funcionários do secretariado do Conselho Superior da Magistratura Judicial.

    O mandato do Presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), tem a duração de ​cinco  anos, renováveis.

    R​egulamento

    O regulamento do Concurso Curricular para Provimento de Vaga para Presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) foi publicado no site oficial do Conselho Superior da Magistratura Judicial, disponível emwww.csmj.aoe na edição desta quinta-feira (06/02), do Jornal de Angola.

    A publicação resulta de uma deliberação ​da Sessão Ordinária do Plenário d​o CSMJ, realizada quarta-feira, que teve a abertura do concurso curricular para provimento de vaga para ​presidente da CNE​, cargo ocupado por Manuel Pereira da Silva, desde 2020.

    Segundo o documento, os candidatos devem apresentar as candidaturas cinco dias após a publicação do regulamento.

    O Artigo 5° do Regulamento indica como elegíveis para o concurso, os ​magistrados ​judiciais oriundos de qualquer ​órgão, com reconhecido mérito técnico e idoneidade moral​, possuir idade m​ínima de 35 anos​, estar no pleno gozo dos direitos civis e políticos​, e não ter sido condenado por crime doloso, pun​ível com pena de prisão maior.

    O ​porta-voz do CSMJ, Correia Bartolomeu, afirmou​ à imprensa que o concurso deverá ser conclu​ído num período não superior a 35 dias.

    Fonte: Angop