• Kwenda Beneficia Mais De 900 Mil Famílias Em 86 Municípios Do País


    Novecentos e 40 mil agregados famílias de 86 municípios do país, beneficiaram de 2020 à presente data, de transferências monetárias no âmbito do Programa de Fortalecimento do Sistema de Protecção Social (Kwenda).

    A informação foi prestada hoje à imprensa pelo director-geral do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), Belarmino Jelembi, durante a avaliação do programa no município do Cachiungo, província do Huambo.

    Segundo o responsável, até ao momento, foram cadastrados um milhão 500 mil agregados familiares, destes 940 já beneficiaram de transferências monetárias.

    Disse que o programa permitiu, igualmente desenvolver um sistema integrado de informação de protecção social que, neste momento, já inscreveu perto de quatro milhões de pessoas de diferentes categorias de vulnerabilidade.

    Belarmino Jelembi referiu que o Kwenda está a fazer um percurso notável, impactando positivamente na vida das famílias, que estão a utilizar os recursos financeiros para o sector agrícola, sobretudo na compra de sementes, caprinos e outros inputs, para o auto-sustento familiar.

    Na província do Huambo, em particular, beneficiaram do Kwenda, de 2020 a Dezembro do corrente ano, 146 mil 281 famílias desfavorecidas dos municípios do Bailundo, Cachiungo, Londuimbali e Mungo.

    Os beneficiários são resultado do cadastramento de 208 mil 425 agregados nos municípios do Bailundo, Cachiungo, Ecunha, Londuimbali e Mungo.

    O Kwenda está avaliado em 420 milhões de dólares, com um financiamento do Banco Mundial de USD 320 milhões, enquanto os demais 100 milhões são provenientes do Tesouro Nacional, para atender faseadamente, um milhão 608 mil famílias carentes