No acto de entrega da quarta e quinta prestação do Kwenda a mais de mil e 500 famílias da comuna do Kinvuenga, cerca de 40 quilómetros da sede municipal do Songo, afirmaram que o programa está a contribuir para a aquisição de meios de primeira necessidade, assim como a rentabilização económica, através de pequenos negócios.
Cada família beneficiou de 66 mil Kwanzas, referente a duas prestações, e outras receberam pela primeira vez quatro prestações, equivalente a 132 mil kwanzas.
As famílias registadas na comuna do Kinvuenga, com destaque para as aldeias Nsundi, Nzadi e Makoko enfrentam várias dificuldades no seu dia-a-dia, desde a falta de hospitais, escolas e sobretudo, o mau estado das vias de acesso, que impossibilita a mobilidade de pessoas e bens.
Na província do Uíge, o Programa Kwenda, iniciado em 2021, já beneficiou 32 mil e 496 famílias dos municípios Songo, Mucaba e Cangola, tendo desembolsado mais de dois mil milhões e 739 milhões e 300 mil kwanzas.
O Kwenda é um programa do Governo angolano que visa apoiar as famílias em situação de pobreza ou vulnerabilidade no país.
Avaliado em 420 milhões de dólares, o programa é financiado em USD 320 milhões pelo Banco Mundial e USD 100 milhões do Estado angolano.
Fonte: Angop.