A mina será construída numa área de 4 quilómetros, num período de execução de 27 meses, custando aos cofres do Estado 205 milhões de dólares norte-americanos.
A primeira fase do arranque da produção está prevista para o final do próximo ano, com uma produção mínima anual estimada em cerca de 300 mil toneladas.
Trata-se de uma mina a céu aberto, cujas reservas estão estimadas para um período de exploração inicial de 3 anos, podendo ser estendido até 10 anos, na medida em que forem sendo descobertos novos recursos.
Diamantino Azevedo disse que o projecto já tem um percurso longo, pois passou pelas fases de pesquisa, prospecção e análise, e está a ser feito de acordo com as normas internacionais para exploração de mineiros.
"Pedimos para que este projecto seja concluído com êxito e no tempo previsto, porque aqui temos a oportunidade de ter a primeira mina de cobre no país, e trouxe mais oportunidades de emprego para a província do Uíge e mais desenvolvimento”, disse.
Nesta primeira fase, o projecto vai permitir a criação de 210 postos de trabalho directos, atingindo 1.000 empregos até ao pico máximo do projecto.
Assegurou que o Ministério dos Recursos Minerais e o Governo Provincial do Uíge vão acompanhar o desenvolvimento do projecto, dando o apoio necessário para o seu êxito. Aconselhou as autoridades tradicionais da região a apoiarem os promotores do projecto, não criando dificuldade nos trabalhos.
O governador do Uíge, José Carvalho da Rocha, disse que o projecto representa um grande investimento, tendo em conta a oportunidade de emprego e o desenvolvimento que poderá trazer para a província. Estão lançadas as bases para o progresso da região e a geração de desenvolvimento local.
Fonte: Jornal de Angola.