• Líder da União Africana testemunha investidura do Presidente ivoiriense


    O Chefe de Estado e Presidente em funções da União Africana (UA), João Lourenço, testemunha, hoje, no Plateau, Palácio Presidencial de Abidjan, a investidura do homólogo Alassane Ouattara, para o quarto mandato na liderança da Côte d’Ivoire.
    O Estadista angolano, que à margem desta cerimónia deverá cumprir uma agenda de carácter bilateral e multilateral, integra a vasta lista de Chefes de Estado e de Governo convidados para a cerimónia de investidura do Presidente reeleito da Côte d’Ivoire.

    Entre os vários outros líderes africanos aguardados, hoje, na cidade de Abidjan, constam os Presidentes Denis Sassou Nguesso, da República do Congo, Mohamed Ould Cheikh El Ghazouani, da República Islâmica da Mauritânia, John Dramani Mahama, do Ghana, Bassirou Diomaye Faye, do Senegal, Julius Maada Bio, da Serra Leoa, Joseph Nyuma Boakai, da Libéria, Azali Assoumani, da União das Comores, Brice Clotaire Oligui Nguema, do Gabão, e Adama Barrow, da Gâmbia.

    De acordo com o principal jornal generalista ivoiriense “Fraternité Matin”, para o acto de posse de Alassane Ouattara estão, ainda, convidados ex-Chefes de Estado, Vice-Presidentes, Primeiros-Ministros, além de altos funcionários de organizações internacionais e representantes oficiais de vários Governos.

    Durante a cerimónia e em conformidade com as disposições constitucionais vigentes na Côte d’Ivoire, refere o diário do Estado, o Presidente Alassane Ouattara vai tomar posse perante o Conselho Constitucional, antes de proferir um discurso à nação.

    Os cidadãos ivoirienses citados pelo jornal “Fraternité Matin” esperam que o Chefe de Estado reafirme o compromisso com a paz, a coesão social, estabilidade política e a continuidade das reformas económicas e sociais.

    A cerimónia, que vai marcar o início oficial do novo mandato presidencial de Alassane Ouattara está rodeada, por isso, de enorme expectativa e por forte aparato de segurança, sobretudo pelo facto de concentrar na capital económica do país, Abidjan,!inúmeras figuras políticas africanas e internacionais. Os sinais de vigilância redobrada são constatados, desde logo, a partir da entrada do aeroporto, onde se podem ver muitos militares.

    Dada a importância das figuras envolvidas, a tomada de posse de Alassane Ouattaranpromete ser um importante evento diplomático, reforçando a posição da Côte d’Ivoire como actor fundamental na cooperação regional e continental.

    O Presidente ivoiriense venceu as eleições de 25 de Outubro, com 89,77 por cento dos votos, garantindo o quarto mandato na liderança daquele país do Noroeste de África.

    Os rivais mais próximos, o ex-ministro do Comércio Jean-Louis Billon e a ex-Primeira-Dama Simone Gbagbo, admitiram a derrota depois de conseguirem apenas 3 por cento e 2,4 por cento dos votos, respectivamente.

    Na sequência dos resultados, Jean-Louis Billon felicitou Alassane Ouattara, tendo a esposa do ex-Presidente do país Laurent Gbagbo feito o mesmo, assinalando um desfecho pacífico das eleições, diferente da violenta crise pós-eleitoral de 2010.

    O jornal “Fraternité Matin” refere que embora Alassane Ouattara tenha liderado o crescimento económico, o seu novo mandato levanta questões urgentes sobre a sucessão numa nação com um historial de violentas disputas pelo poder.

    Durante a campanha, que culminou com a sua eleição ao quarto mandato, Alassane Ouattara prometeu promover uma nova geração de líderes.

    RHDP ainda celebra a vitória de Ouattara
    As ruas de Abidjan foram, ontem, palco de uma clara demonstração da força popular do partido RHDP, de Alassane Ouattara. O momento, de acordo com fontes citadas pelo jornal “Fraternité Matin”, ficará gravado na memória como um poderoso momento de fervor popular.

    Uma impressionante multidão de militantes e simpatizantes de diversas origens da nação ivoiriense mobilizou-se para celebrar, mais uma vez, a vitória de Alassane Ouattara.

    O acto político de massas reuniu várias figuras de proa do partido político governante na Côte d’Ivoire, nomeadamente o Vice-Presidente da República, Tiémoko Meyliet Koné; o Primeiro-Ministro, Robert Beugré Mambé; o presidente da Assembleia Nacional, Adama Bictogo; a presidente do Senado, Kandia Camara; ministros de Estado, membros do Governo, entre outras individualidades.

    O ambiente foi de festa, com canções e danças a marcarem a continuidade das celebrações da vitória nas recentes eleições, um símbolo da unidade entre os militantes e apoiantes do partido Reagrupamento dos Houphouëtistas pela Democracia e Paz (RHDP).

    A enorme multidão representou, também, um testemunho do apoio esmagador da população à visão do Presidente Alassane Ouattara, que defende um projecto de desenvolvimento centrado na paz, na estabilidade e no progresso económico e social.

    Para os militantes do RHDP, citados pelo jornal diário ivoiriense, esta mobilização excepcional confirma que o partido no Governo permanece firmemente enraizado no coração do povo.