• Líderes africanos reunidos na 45.ª Cimeira Ordinária da SADC no Madagáscar


    A cidade de Antananarivo, capital do Madagáscar, alberga desde a manhã deste domingo, a 45.ª Cimeira Ordinária da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
    O evento realizar-se sob o tema “Promover a Industrialização, a Transformação Agrícola e a Transição Energética para uma SADC Resiliente” e visa, dentre outros assuntos, avaliar o progresso na implementação dos programas regionais, analisar os avanços feitos no âmbito do Plano Indicativo Regional de Desenvolvimento Estratégico (RISDP) 2020–2030, que orienta as prioridades de desenvolvimento da SADC, incluindo industrialização, paz, segurança, e integração regional.

    Pelo menos, oito Chefes de Estado e de Governo participam do encontro, nomeadamente Majestade Mswati III, do Reino do Eswatine e Suas Excelências Andry Rajoelina, Presidente da República do Madagáscar e anfitrião da 45.ª
    Cimeira Ordinária da SADC, Emmerson Mnangagwa, Presidente da República do Zimbabwe e Presidente da SADC, Daniel Chapo, Presidente da República de Moçambique e Netumbo Nandi-Ndaitwah, Presidente da República da Namíbia.

    Da lista dos Chefes de Estado presentes constam, igualmente, Matamela Cyril Ramaphosa, Presidente da República da África do Sul, Duma Gideon Boko, Presidente da República do Botswana, e Navinchandra Ramgoolam, Primeiro-Ministro das Ilhas Maurícias.

    Segundo a nota, o Presidente da República e da União Africana, João Lourenço, faz-se representar na Cimeira com uma delegação chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.

    De Angola está igualmente presente no evento a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, que se deslocou a capital do Madagáscar para participar na formalização da transformação do Parlamento Regional da SADC, a realizar-se durante a Cimeira Ordinária de Antananarivo.

    A 45.ª Cimeira Ordinária da SADC está a analisar e aprovar políticas e estratégias regionais e tomar decisões sobre novas políticas que reforcem a integração económica, a segurança alimentar, o comércio regional e a resiliência energética.

    Está de igual modo a encontrar vias para reforçar a industrialização e a transformação económica, com foco no tema "Promover a Industrialização, a Transformação Agrícola e a Transição Energética para uma SADC Resiliente”, além de discutir a segurança e estabilidade regional.

    A 45.ª Cimeira Ordinária da SADC* está também a proceder à revisão dos relatórios do Órgão de Cooperação em Política, Defesa e Segurança, especialmente sobre conflitos, processos eleitorais e Missões de Paz nos Estados Membros.

    Por último, o conclave vai eleger a nova presidência da SADC e anunciar os vencedores regionais do Concurso de Redacção das Escolas Secundárias da SADC, Edição de 2024, do Concurso de Redacção das Instituições do Ensino Superior da SADC e do Prémio SADC de Jornalismo.