A medida não abrange taxistas, moto-taxistas e embarcações de pesca licenciados, que vão continuar a pagar o preço anterior de 160 kzkwanzas mediante um cartão de abastecimento com um carregamento de um saldo semanal ou mensal.
Segundo o secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue, os cartões de abastecimento começam a ser entregues a partir de hoje aos operadores já licenciados.
"É um cartão intransmissível e beneficia apenas o utente, cuja matrícula está registada", aclarou o secretário de Estado em declarações à TPA.
Jorge Bengue esclareceu, também, que os veículos personalizados (por aplicativo) não vão beneficiar das subvenções "porque a qualidade e o tipo de passageiros que usam estes serviços não se encontram na categoria da população vulnerável que o Governo entendeu proteger".
Por outro lado, os subsídios aos utilizadores de transportes rodoviários regulares urbanos de passageiros serão mantidos.
De acordo com o ministro de Estado para a coordenação Económica, Manuel Nunes, que falava quinta-feira, em conferência de imprensa, a medida enquadra-se na remoção gradual dos subsídios ao preço da gasolina.
Manuel Nunes Júnior justificou que a medida, aprovada em Conselho de Ministros, visa essencialmente melhorar as condições sociais da população em vários domínios.
Fonte: Jornal de Angola