A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, destacou, neste sábado, em Luanda, o legado deixado pelo general Pedro Maria Tonha "Pedalé", durante a cerimónia de inauguração da unidade hospitalar baptizado com seu nome
"O general Pedro Maria Tonha"Pedalé" na sua caminhada da vida foi uma figura incontornável na história de Angola", enfatizou a ministra, destacando o seu percurso ainda muito jovem e revoltado com as injustiças da dominação colonial integrou o MPLA e iniciou o seu percurso como combatente pela Independência Nacional.
Segundo a ministra da Saúde, o general "Pedalé" exerceu com brio e determinação vários cargos políticos e militares de relevo no país.
Valências
Fez saber que, o Complexo Hospitalar General de Exército Pedro Maria Tonha “Pedalé, localizado na área do Morro Bento, em Luanda, é um dos mais modernos e mais completas infra-estruturas de saúde do país, concebida pela responder as necessidades de prevenção, de assistência, de ensino e investigação do sistema nacional de saúde.
A histórica cerimónia de inauguração coube ao Chefe de Estado, João Lourenço, indiscutivelmente o maior impulsionador do projecto, seja pelo número de vezes que visitou as obras enquanto decorriam, mas, sobretudo, pelas decisões cruciais que foi tomando em cada momento para que o penoso atraso na execução da empreitada não se transformasse em fracasso anunciado.
Ao longo da visita guiada, o Chefe de Estado esteve sempre acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, e da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
-
Ministra Sílvia Lutucuta destaca legado do general "Pedalé"