O encontro entre as duas entidades decorreu à margem do 15.° Fórum de Exposição de Investimento e Construção de Infra-estruturas com o tema "Green Innovation Digital Connectivity”, que tem lugar na Região Administrativa Especial de Macau, refere uma nota de imprensa.
Neste momento, a obra já atingiu um estado de execução física global de 14,81% e prevê-se para Outubro de 2026, a entrada em funcionamento da primeira unidade geradora.
Durante o encontro, o ministro João Baptista Borges fez saber que tem acompanhado o desenvolvimento das obras do Aproveitamento Hidroeléctrico Caculo Cabaça com a perspectiva da normalização dos pagamentos e também com a normalização da relação laboral entre a entidade patronal e trabalhadores, augurando que aos poucos os constrangimentos ainda existentes possam ser ultrapassados para que se cumpra na generalidade com o cronograma das obras.
Por sua vez, Tan Hua manifestou total satisfação pelo andamento dos trabalhos, referindo que tem apreciado a forma negocial com as autoridades angolanas com destaque para o ministério da Energia e Águas, pelo que mostrou-se optimista pelos resultados positivos.
O Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo Cabaça prevê uma capacidade instalada de 2.170 MW, e está localizado na província do Cuanza-Norte, no município de Cambambe.
A obra conta com o empreiteiro oficial a CGGC (Obras Civis) e a VOITH HYDRO para inserção dos (equipamentos electromecânicos).
Fonte: Jornal de Angola.