O governante está em Barcelona, desde 17 de Abril com uma delegação da qual fazem parte cerca de 20 empresários nacionais dos mais variados sectores.
O ministro manteve encontro com a Confederação Empresarial Intra-sectorial (CECOT), representante de 35 empresas catalães, cidade que alberga a maior parte das infra-estruturas indústrias de Espanha.
Victor Fernandes disse também que o país se propõe passar de uma economia baseada na exportação de petróleo para uma economia produtiva diversificada.
Deu a conhecer à Confederação Empresarial Intra-sectorial de Barcelona o Planagão, um programa nacional macro, que reserva mais de dois milhões de hectares para a produção de grãos.
Do lado da Espanha, o presidente da Confederação Empresarial Intra-sectorial – CECOT, Xavier Panés Sancho, fazia-se acompanhar de alguns empresários espanhóis dos ramos da caixilharia e automatização de portas, materiais hospitalares, produtos de pastelaria congelados, lavandaria industrial, produção de café, cacau e não só.
Os empresários, através da directora geral de Pastisart do sector agro-alimentar, Núria Betriu, concordaram em referir que Angola é um mercado que interessa o empresariado espanhol e que esta porta que mais uma vez se abre é uma mais-valia para os dois países.
Esta é a 7ª edição da feira Imex - Impulso Exterior-Barcelona com Angola como protagonista, terá abertura oficial amanhã, quarta-feira, 19 de Abril, no World Trade Center de Barcelona.
Impulso África é a iniciativa lançada pela Revista Moneda Única em 2021, que promove um maior conhecimento do continente africano entre os empresários espanhóis, a fim de aumentar os números actuais do comércio e do investimento.
Fonte: Angop