• Ministros analisam relatório sobre cessação das hostilidades na RDC


    Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e da Comunidade da África Oriental (CAO), analisam, hoje, em Harare, República do Zimbabwe, a situação de segurança na RDC e o Relatório dos chefes de Estado-Maior das Forças de Defesa sobre o cessar-fogo e a cessação das hostilidades na República Democrática do Congo.
    A reunião ministerial conjunta em que Angola se faz representar pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, vai também debruçar-se sobre a criação de um Mecanismo de Coordenação Técnica a nível do Secretariado para monitorizar a implementação das decisões da Cimeira Conjunta e da elaboração de um roteiro pormenorizado com medidas de implementação imediata, a médio e a longo prazos, incluindo as modalidades de financiamento.
    A Reunião Ministerial entre a SADC e a CAO é a segunda do género na história dos dois blocos regionais do continente africano, na sequência da Cimeira Conjunta dos Chefes de Estado e de Governo realizada recentemente em Dar-es-Salaam, República Unida da Tanzânia.
    De referir que a Cimeira Conjunta, que teve lugar recentemente em Dar-Es-Salaam, manifestou preocupação com a deterioração da situação de segurança no Leste da RDC, que resultou na perda de vidas humanas e um número elevado de deslocados.
    O conflito prevalecente no país vizinho, provocou também, uma crise humanitária e o sofrimento de pessoas, em particular mulheres e crianças.
    A Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo manifestou na ocasião maior preocupação com a escalada da crise, com ataques a missões diplomáticas, e seus funcionários sediados em Kinshasa e exortou ao Governo da República Democrática do Congo a proteger as vidas humanas e bens, e a defender os princípios legais e morais de longa data do respeito pelas missões de paz na RDC, designadamente a MONUSCO e outras.
    A Cimeira Conjunta da Tanzânia, refere a nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, chegou a reafirmar também o papel fundamental dos processos de Luanda e de Nairobi e orientou que ambos fossem fundidos num único processo Luanda/Nairobi.
    De recordar que o Relatório dos chefes de Estado-Maior das Forças de Defesa sobre o cessar-fogo a ser apreciado, surge na sequência do apelo dos ministros da SADC para o envio dos ministros da Defesa, dos chefes de Estado-Maior e dos países contribuintes com Tropas para a RDC que tinha como objectivo garantirem a segurança das tropas da SAMIDRC e facilitar o repatriamento imediato dos soldados mortos e feridos.
    Uma das recomendações da reunião exortava aos líderes políticos e diplomáticos partes no conflito a participarem em esforços coordenados e de diálogo, incluindo o apoio ao Processo de Luanda, à MONUSCO e a outros, para restaurar a paz e a segurança no Leste da RDC.

    Fonte: Jornal de Angola.