António Alcino Sawanga fez este pronunciamento no âmbito da realização do Fórum Nacional de Moralização da Sociedade, no Hotel Intercontinental, onde referiu que a sociedade angolana não pode continuar a aceitar, de forma silenciosa, as práticas de mau uso das redes sociais, nas quais o comportamento anti-social ofende profundamente os valores da moral pública.
De acordo com o líder da organização, as jornadas de moralização da sociedade, realizadas sexta-feira, sob o lema "Somos Pela Paz, Reconciliação e Unidade Nacional”, são uma clara demonstração de comprometimento e dedicação do Movangola para continuar a apoiar e enaltecer o esforço do Executivo na modernização da Administração Pública e no combate às más condutas.
António Alcino Sawanga realçou o objectivo das acções que o movimento vem organizando em todo o país, destacando o reconhecimento público do desempenho do Presidente da República em prol da paz no mundo.
"Estas acções têm o objectivo principal de galvanizar todos actores da sociedade civil e associar-se ao desempenho do Titular do Poder Executivo, João Lourenço”, frisou, argumentando que esta agremiação visa elevar os níveis de educação patriótica, resgate de valores morais e cívicos dos angolanos.
A entidade máxima do Movangola exortou as famílias, instituições religiosas e autoridades do poder tradicional no sentido de reforçarem o papel social de agentes transformadores da pessoa humana.
Relativamente às organizações da sociedade civil, disse que devem continuar a incentivar os diferentes actores, com o objectivo de juntos realizarem "as mais profundas aspirações da população”, no contexto das acções sociais integrantes no trabalho do Governo.
António Sawanga reforçou o diálogo interno com os líderes de opinião, autoridades tradicionais e comissões de moradores, de forma a convergirem na definição de políticas públicas que satisfaçam os anseios e expectativas do povo angolano.
Aproveitou, também, a ocasião para apelar à juventude angolana a continuar confiante no país e não aderir aos actos que enfermam a sociedade.
Reiterou, ainda, o compromisso do Movangola continuar a trabalhar na promoção de valores e de uma conduta cívica que respeita a lei e preserva o património público.
O Fórum Nacional de Moralização da Sociedade, promovido pelo Movimento de Apoio Solidário de Angola, em alusão ao 10º aniversário, foi lançado em Janeiro deste ano pelo ministro do Interior, Eugénio Laborinho.
Fonte: Jornal de Angola.