• Nova Base Naval E Centro De Vigilância Marítima Reforçam A Capacidade Da Marinha De Guerra


    O Presidente da República, João Lourenço, chega esta segunda-feira, ao município do Soyo, onde vai proceder a inauguração da Base Naval da Região Norte da Marinha de Guerra Angolana. A inauguração coincide com as comemorações do 47º aniversário da institucionalização deste ramo das Forças Armadas Angolanas (FAA), a assinalar-se hoje (10 de Julho).

    O programa prevê, igualmente um encontro com os ministros de Estado e chefe da Casa Militar, Francisco Furtado, da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos "Liberdade”, chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), Altino dos Santos e comandante-geral da Marinha de Guerra, Valentim Alberto António.

    A requalificação e modernização da Base Naval do Soyo acontecem na sequência do reforço, pelo Executivo, da capacidade operacional da Marinha de Guerra Angolana, dotando-a de meios navais e infra-estruturas capazes de assegurar uma maior prontidão combativa, vigilância marítima e a defesa da soberania das águas nacionais.

    Entre as várias valências, a infra-estrutura, construída em obediência aos padrões internacionais de qualidade, possui um centro de vigilância marítima, comando das esquadrilhas, escolas, um cais com três pontes de acostagem, bem como gabinetes e alojamentos para os marinheiros, sargentos, oficiais subalternos e oficiais superiores.

    O projecto contemplou, a reabilitação do antigo comando da região, assim como do edifício do Estado-Maior e de uma enfermaria. A antiga Base Naval, constituída na maioria por infra-estruturas construídas nas décadas de 60 e 70, já se revelava inadequada, para o acolhimento condigno dos efectivos deste ramo das Forças Armadas Angolanas.

    Metamorfoses no desenvolvimento sócio-económico

    Um dos seis municípios do Zaire mais conhecidos, por conta da exploração do crude, quer no mar, quer em terra, Soyo, recebe hoje, a visita por algumas horas do Presidente da República, João Lourenço. Registou algumas metamorfoses de realce do ponto de vista do desenvolvimento sócio-económico, fruto da execução de projectos no domínio da Educação, Saúde e Energia Eléctrica, pelo Governo.

    Entre as acções de âmbito social executadas e em curso na sede municipal do Soyo, destaca-se a requalificação das ruas em alguns bairros periféricos, construção de valas de drenagem das águas pluviais, colocação e reparação de postos de iluminação pública.

    Fonte: Jornal de Angola.