O secretário de Estado para a Administração, Finanças e Património do Ministério das Relações Exteriores, Osvaldo Varela recebeu, hoje, em Luanda, as Cartas Figuradas da nova embaixadora do México em Angola, Sara Bolaño, com o estatuto de não-residente.
O acto de entrega e recepção deste importante instrumento jurídico-protocolar decorreu numa das salas de reuniões do edifício-sede da diplomacia angolana, onde as duas entidades também debruçaram-se sobre o aprofundamento das relações bilaterais entre Angola e o México, revela um comunicado de imprensa do MIREX.
Ao tomar a palavra, a diplomata mexicana destacou a importância simbólica do ano de 2025, por assinalar simultaneamente o 50.° aniversário da Independência Nacional de Angola e os cinquenta anos do estabelecimento das relações político-diplomáticas entre os dois países.
Nesta perspectiva, manifestou a intenção do Governo mexicano em intensificar a cooperação económica com Angola nos diferentes domínios estratégicos para o desenvolvimento de ambas as nações.
A embaixadora destacou igualmente as afinidades entre Angola e o México no que concerne ao compromisso com a melhoria das condições de vida das respectivas populações, tendo identificado áreas prioritárias para o incremento do intercâmbio de experiências, designadamente nos domínios da energia e água, segurança e agricultura.
Com residência oficial em Pretória, África do Sul, Sua Excelência Sara Valdés Bolaño exerce actualmente as funções de Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária do México naquele país africano, sendo igualmente Embaixadora com o estatuto de não-residente, nos Reinos do Lesoto e de Essuatíni, bem como nas Repúblicas do Botswana, Madagáscar, Moçambique, Namíbia e Zimbabué.