O novo embaixador da Argélia em Angola, Mounir Bourouba, entregou, nesta quarta-feira, as cartas figuradas à secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça.
A entrega do referido documento é o primeiro passo para o diplomata ser acreditado como o embaixador Extraordinário e Plenipotenciário designado para Angola, após a entrega das Cartas Credenciais ao Presidente da República, João Lourenço.
Na ocasião, as duas entidades debruçarem-se sobre o aprofundamento das relações bilaterais entre Angola e a Argélia nos mais variados domínios da vida político-diplomática e económica, com foco para as trocas de visitas ao mais alto nível.
A preparação da próxima Sessão da Comissão Mista Bilateral entre os dois países também esteve em análise durante o encontro entre a secretária de Estado e o diplomata argelino.
Os dois interlocutores trocaram, ainda, impressões sobre a necessidade de intensificar o apoio recíproco às candidaturas dos dois países em organizações regionais e internacionais.
Outro ponto que mereceu atenção, foi o reforço da cooperação no domínio da formação e capacitação de quadros, nomeadamente através das bolsas de estudo concedidas pelo Governo argelino a cidadãos angolanos, com realce para as áreas da defesa e segurança.
Os dois diplomatas abordaram, ainda, os resultados da recente Reunião de Consultas Políticas entre Angola e a Argélia, ao nível de secretários de Estado, realizada em Luanda, no passado dia 10 de Abril, na sequência da visita de trabalho da secretária de Estado para os Assuntos Africanos do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Argélia, Selma Mansouri.
Por fim, Mounir Bourouba felicitou João Lourenço pelo seu desempenho na liderança da União Africana.
As relações entre Angola e a Argélia têm raízes históricas profundas, estabelecendo-se formalmente em 1976, logo após a independência de Angola em 1975.
Contudo, os laços entre os dois países remontam desde o período da luta de libertação angolana, quando a Argélia prestou apoio diplomático, material e militar ao nosso país.