• Novo embaixador no Botswana e governador da Lunda-Sul já em funções


    O novo embaixador no Botswana, Sandro de Oliveira, e o governador provincial da Lunda-Sul, Gildo Matias, foram quarta-feira empossados pelo Presidente da República, João Lourenço.

    Presidencial, em Luanda, o novo embaixador assegurou que o grande desafio será reforçar e aprofundar as relações políticas e diplomáticas com o Botswana.

    “Sabemos que as relações entre Angola e o Botswana são excelentes e que no nosso mandato nos cabe é aprofundar e reforçar as relações políticas e diplomáticas já existentes”, disse o diplomata, que agradeceu ao Presidente da República pela confiança depositada.

    Sandro de Oliveira referiu, ainda, que durante o mandato vai ter uma actuação proactiva para defender os interesses nacionais, sobretudo assentes na agenda de integração regional da África Austral.

    O embaixador disse que vai dedicar atenção especial, numa primeira fase, ao turismo e mineração, tendo justificado esta opção por serem sectores que o país deve olhar com particularidade, embora tudo careça de uma análise que promete efectuar no terreno.

    Para o novo governador da Lunda-Sul, a missão será dedicar-se de “todo o coração, energia, força e capacidade” para continuar a implementar os projectos que estão na Estratégia e Plano de Desenvolvimento constantes no Orçamento Geral do Estado, para assegurar que as populações da Lunda-Sul possam continuar a beneficiar de políticas públicas que promovam o seu bem-estar.

    Gildo Matias prometeu, entretanto, prestar atenção a todos os sectores, sem fazer qualquer tipo de distinção, dedicando todo o seu profissionalismo e empenho para promover políticas públicas que possam catapultar a província a um nível superior de desenvolvimento económico e social.

    “Estamos a falar da educação como, também, da economia a nível da própria província. Sabemos que a província tem uma vocação estratégica mineira, mas é preciso olhar para todos os sectores de forma igual, para assegurar que a nossa província possa continuar a dar passos firmes rumo ao seu desenvolvimento económico e social”, acentuou o novo governador.

    O Chefe de Estado empossou, ainda, na mesma cerimónia, a chefe adjunta do Serviço de Inteligência e Segurança do Estado (SINSE), Tânia Paiva, com responsabilidade pela nova área de Integração e Desenvolvimento Tecnológico.