• Novos membros da Comissão da UA assumem funções


    Os membros da Comissão da União Africana eleitos em Fevereiro do corrente ano entram em funções esta quinta-feira, na sede da UA, em Addis Abeba, Etiópia, numa cerimónia a ser orientada pelo Presidente da organizaçõa continental, João Lourenço.
    O líder da UA e Chefe de Estado angolano encontra-se na capital etíope desde a tarde desta quarta-feira, onde foi recebido, no Aeroporto Internacional de Bole, pelo seu homólogo Taye Atske-Selassie Amde, que também vai estar presente na cerimónia, assim como o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali.
    O evento acontece no Nelson Mandela Hall, na sede da UA, sendo que o primeiro a receber as pastas do presidente cessante da comissão, Moussa Faki Mahamat, será Mahmoud Ali Youssouf, seguido da vice-presidente do órgão, Selma Malika Haddadi, ambos eleitos durante a 38.ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da organização, realizada na capital etíope.
    Depois será a vez dos comissários para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável, Infra-estruturas e Energia, Assuntos Políticos, Paz e Segurança e Saúde, Assuntos Humanitários e Desenvolvimento Social, respectivamente, Moses Vilakati (Eswatini), Lerato D. Mataboge (África do Sul), Bankole Adeoye (Nigéria) e Amma A.Twum- Amoah (Ghana).
    Por falta de requisitos dos candidatos, durante a cimeira do mês passado não foram eleitos os comissários para o Desenvolvimento Económico, Comércio, Turismo, Indústria e Minerais e para a Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, acto que está marcado para Abril deste ano.
    As candidaturas para este dois cargos devem-se restringir a indivíduos do sexo masculino e feminino da região central do continente, em conformidade com as disposições do estatuto da comissão e do regulamento interno da conferência.
    Na sexta-feira, sempre na condição de líder da União Africana, o Presidente João Lourenço visitará o Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (África CDC), uma entidade criada por iniciativa da UA com a finalidade de reforçar a segurança sanitária no continente, dando resposta a pandemias e ocupando-se do desenvolvimento de capacidades no domínio da saúde pública.
    Enquanto Presidente de Angola, o programa oficial prevê também um encontro de trabalho com o Primeiro-Ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali.
    A reunião vai servir para o reforço das relações entre Angola e Etiópia.
    Quando assumiu a liderança rotativa da União Africana, durante a 38.ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da organização, o Presidente da República, João Lourenço, afirmou que vai prestar grande atenção aos principais problemas de África e colocar ao serviço da organização a sua experiência na busca de soluções para as questões de paz e à segurança.
    Referiu que vai igualmente presta a atenção à implementação, pelos Estados-membros, das políticas económicas e sociais que promovam o progresso e o desenvolvimento do continente.

    Fonte: Angop.