Dados do Gabinete Provincial de Estudos, Planeamento e Estatística indicam que dos 124 projectos sociais inscritos na carteira do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), grande parte está concluída e inaugurada, com destaque para escolas, centros de saúde, residências para professores e enfermeiros, trabalhos de terraplanagem e asfaltagem de ruas, construção e reabilitação de sistemas de abastecimento de água.
Do leque de projectos, 109 são da responsabilidade dos municípios, 10 da competência do Governo Provincial e cinco de subordinação central.
Segundo dados do Gabinete Provincial de Estudos, Planeamento e Estatística, os municípios de Namacunde e Cuvelai, com 21 cada, são as circunscrições que mais projectos beneficiaram, Ombadja e Cuanhama com 19 cada, Cahama com 16 e o Curoca 13.
Em Namacunde, há a destacar a construção de quatro escolas de sete salas de aula cada, nas localidades de Chiedi, Oheyoka, Omulunga wa Shikongo e sede municipal.
Há ainda a assinalar a edificação de nove complexos residenciais de tipologia T6 para professores e enfermeiros, assim como a abertura de três chimpacas para retenção de água das chuvas para o abeberamento do gado, todos estes já concluídos.
No município do Cuvelai, grande parte dos projectos já foi igualmente inaugurado, com destaque para a abertura de oito furos de água, três escolas, quatro complexos residenciais para professores e enfermeiros, e uma morgue municipal com capacidade para quatro gavetas, bem como espaços de lazer na sede do Mukolongodjo.
No Ombadja, a prioridade foi para a resselagem e asfaltagem das ruas da sede de Xangongo, construção de cinco complexos residenciais, reabilitação e extensão da rede eléctrica e de iluminação pública na sede, povoação de Peu-Peu, nas sedes comunais do Humbe, Mucope, Naulila e Ombala-yo-Mungo.
O Cuanhama apostou na melhoria dos serviços e na manutenção do saneamento das valas de drenagem, construção e apetrechamento de centros de saúde.
O município do Curoca direccionou as atenções na disposição e apetrechamento de residências para enfermeiros e professores, e reabilitação de sistemas de água.
Já a Cahama priorizou a construção e apetrechamento de sete complexos residenciais para professores e enfermeiros, duas escolas de sete salas, um centro de saúde com capacidade para 30 camas e equipamentos de limpeza e saneamento.
Com esse programa pretende-se conferir maior autonomia aos municípios, para implementação efectiva da descentralização das competências administrativas e melhoria de vida dos cidadãos.
O PIIM no Cunene gerou um total de três mil 520 postos de trabalho, recrutados pelas 195 empresas vencedoras dos concursos para as empreitadas. A construção de escolas, unidades sanitárias e sistemas de fornecimento de água potável, concebidos nos municípios de Cuanhama, Cuvelai, Curoca, Cahama, Namacunde e Ombadja, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), está a reduzir a deslocação de alunos e pacientes para outras regiões em busca de formação académica e de cuidados primários de saúde.
O Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) tem como objectivo materializar acções de Investimentos Públicos (PIP), de Despesas de Apoio ao Desenvolvimento (DAD) e de Actividades Básicas.
Tem como prioridade as acções de carácter social, de modo a inibir o êxodo rural e promover o crescimento económico, social e regional inclusivo no país.
Fonte: Jornal de Angola.