Actual governador interino do Banco Central, Manuel António Tiago Dias, deverá substituir no cargo José de Lima Massano, que renunciou recentemente o mandato, estando agora a exercer funções de ministro de Estado para Coordenação Económica.
"Além de conferir legitimidade democrática a nomeação do governador do Banco Nacional, o acto de audição permite aferir a idoneidade, capacidade de gestão, competência técnica e experiência reconhecida em economia, direito, contabilidade, banca, finanças e gestão do candidato", refere um comunicado da AN.
Na sessão parlamentar, os deputados poderão questionar o candidato sobre "a natureza, funções, competências constitucionais e legais atribuídas ao Banco Nacional, bem como sobre os impedimentos e inelegibilidades legalmente exigíveis para o exercício da função”.
Manuel António Tiago Dias é mestre em Ciências Económicas pela Universidade de Bordéus, em França. Ingressou no BNA em 1997, onde ocupou várias funções até a nomeação, em 2016, para vice-governador, função que desempenhou até 2023, antes de ser designado para o recente cargo de governador interino do banco central de Angola.
Fonte: Angop.