Consta do financiamento, os sectores de obras públicas, energia, recursos naturais, educação, agricultura e agro-transformação, águas, saneamento, tecnologia e comunicação, imobiliário, saúde e fomento da economia.
Segundo o Despacho Presidencial, de 06 de Outubro, publicado em Diário da República, a execução dos projectos estará a cargo do grupo israelita Mitrelli, que actua em sectores como as telecomunicações, a agricultura e saúde.
A medida se justifica pela necessidade de financiamento de "projectos estratégicos e prioritários” em diferentes sectores da economia do país.
O Presidente da República autoriza a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, com a faculdade de subdelegar, a assinar o referido acordo-quadro de financiamento com a instituição financeira Luminar Finance Limited e toda a documentação relacionada com o mesmo.
A Liminar Finance Limited, empresa com sede em Zurique, Suíça, ligada ao grupo israelita Mitrelli, está envolvida no financiamento de vários projectos habitacionais e de electrificação em Angola.
Apresentando-se como fornecedor líder mundial de soluções de financiamento para países de mercados emergentes, sobretudo da África Subsaariana, a Luminar Finance Limited faz parte do grupo Menomadin de Haim Taib e apenas financia projectos em países que têm contratos com a Mitrelli.
Fonte: Angop.