• PR convida homólogo da Nigéria para a Cimeira EUA-África


    O Presidente da República, João Lourenço, enviou duas mensagens, entregues terça-feira, em Abuja, a convidar os Presidentes da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu, e da Comissão da Comunidade Económica de Desenvolvimento dos Estados da África do Oeste (CEDEAO), Omar AlieuTouray, para participar na Cimeira EUA-África, a ter lugar em Luanda, em Junho.
    As mensagens foram entregues pelo embaixador de Angola na Nigéria, José Bamóquina Zau, durante audiências separadas concedidas pela ministra Interina dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Bianca Odumegwu-Ojukwu, e pelo presidente da CEDEAO, Omar AlieuTouray.
    O Presidente da Comissão da CEDEAO, Omar AlieuTouray, aceitou o convite, expressando agradecimentos pela elevada honra de participar da cimeira de Luanda para discutir o futuro de investimentos em África.
    Felicitou o Chefe de Estado João Lourenço pela sua eleição a Presidente Pro-Tempore da União Africana.
    “Estamos convictos que Angola e o Presidente Lourenço vão colocar à prova a sua experiência de gestão de conflitos e dirigir de forma eficaz os focos de tensão emergentes em várias regiões do continente”, garantiu Omar Touray.
    Uma mensagem idêntica do Presidente João Lourenço será entregue ainda esta semana em Cotonou ao Presidente da República do Benin, Patrice Talon.
    Comissão mista Angola/Nigéria
    O embaixador José Bamóquina Zau e a ministra Interina dos Negócios Estrangeiros da Nigéria,
    Bianca Odumegwu-Ojukwu, aproveitaram a ocasião para discutir a necessidade de se reunir com urgência a Comissão Mista Bilateral para actualizar os instrumentos jurídicos de cooperação entre Angola e a Nigéria.
    A primeira quinzena do mês de Junho foi apontada como ideal para as partes procederem, em Luanda, a revisão do Acordo-Quadro de Cooperação nos domínios político-diplomático, cooperação militar, comercial, transportes aéreos, comunicação social e tecnologias de informação, indústrias criativas, bem como de investimentos.
    Outros temas como o combate ao terrorismo e a pirataria, a segurança pública, extradição de prisioneiros, supressão de vistos nos passaportes diplomático e de serviço, operações de companhias aéreas, a dupla tributação, o fomento de turismo e de investimentos bilaterais, poderão ser acomodados nas discussões da Comissão Mista Bilateral.
    “Estamos animados para recriar uma Comissão Mista funcional e estratégico”, defendeu Bianca Odumegwu-Ojukwu.
    Fonte: Angop.