• Pr Já Em Ndalatando Para A Inauguração Do Hospital Geral


    PR já em Ndalatando

    O Presidente da República já se encontra na cidade de Ndalatando, Cuanza- Norte, desde o princípio da tarde desta segunda-feira, onde durante dois dias vai cumprir um programa de trabalho, no quadro do seu programa de governação de proximidade.

    No Aeroporto Comandante Ngueto, o Chefe de Estado, que se faz acompanhar da primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos do governador local, João Diogo Gaspar, e de membros do Executivo central.

    O ponto mais alto da agenda de trabalho do Titular do Poder Executivo na região estará centralizado na inauguração, do Hospital Geral do Cuanza-Norte "Mário Pinto de Andrade”, de nível terciário.

    A unidade hospitalar de referência nacional, trará serviços de alta complexidade para a região, como Hemodiálise, Imagiologia com diversas valências e uma Unidade de Cuidados Intensivos que atenderá desde recém-nascidos até adultos.

    Ainda hoje terça-feira, no período de manhã, no cumprimento da agenda, o Chefe de Estado vai visitar a estação de tratamento de água do Lucala, em construção e prevê beneficiar cerca 300 mil habitantes.

    No período da tarde, a agenda do PR ao Cuanza-Norte prevê a visita à Feira Provincial de Produção Agrícola, que decorre na cidade de Ndalantando, com a participação de produtores dos dez municípios.

    Quarta-feira, último dia da visita, João Lourenço orientará uma reunião com o governo local, para se inteirar da situação socioeconómica da província.

    A província do Cuanza Norte, com uma população estimada em cerca de 500 mil habitantes tem uma  área territorial de 24 110 quilómetros quadrado.

    A agricultura é a mais importante actividade económica, sendo as principais produções de lavoura a mandioca, milho, ananás, ginguba, feijão, banana,abacate, mamão, ervilha, dendém e goiaba.

    A província mantém actividades de mineração em escala artesanal e industrial, sendo as mais relevantes a do ouro, de diamantes, de ferro, manganês, mármores, níquel, zinco e cal. Ainda regista-se a extracção de quartzo, manganês, cobre, areia e água mineral.

    Fonte: Angop.