• Pr Prestigia Investidura De Homólogos Africanos


    O Chefe de Estado angolano, João Lourenço viajou, em 2024, a alguns países africanos para participar em cerimónias de investidura de homólogos, reconduzidos no cargo para decidirem os destinos dos respectivos países, tendo em conta as aspirações do povo.

    Em Kinshasa, presenciou a investidura do Presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, reeleito com 73,34% dos votos.

    Para João Lourenço, que assumia, na altura, a presidência em exercício da SADC, a recondução de Félix Tshisekedi demonstra que os congoleses valorizam toda a acção política e esforços que tem empreendido nos últimos quatro anos para restabelecer a paz, a estabilidade e a concórdia na República Democrática do Congo.

    Ainda na região da SADC, em que Angola e a RDC fazem parte, João Lourenço deslocou-se à União das Comores, arquipélago situado no Oceano Índico, para tomar parte da cerimónia de investidura do Presidente deste país, Azali Assoumani, no seu quarto mandato de mais cinco anos.

    Ao discursar neste acto, João Lourenço considerou a reeleição de Azali Assoumani o reconhecimento do povo das Comores pela acção empenhada deste líder no esforço de transformação do seu país rumo ao desenvolvimento económico, progresso social e prosperidade para todos.

    Com o mesmo propósito, o Estadista angolano, também na condição de Presidente em Exercício da SADC, esteve em Pretória para testemunhar a investidura de Cyril Ramaphosa, no cargo de Presidente reeleito da África do Sul.

    Na mensagem de felicitações, reiterou o desejo do Governo angolano manter e estreitar os fortes laços de amizade, solidariedade e de cooperação existente entre as duas nações e povos.

    O Presidente do Rwanda, Paul Kagame, também foi investido no mesmo cargo numa cerimónia preparada para milhares de convidados, entre cidadãos e Chefes de Estados, incluindo o de Angola.

    Num momento do seu discurso, Paul Kagame elogiou o trabalho reconciliador feito pelo Presidente João Lourenço, que conduziu ao acordo de cessar-fogo na RDC.

    Horas antes deste reconhecimento público, o Chefe de Estado ruandês abordou o tema da paz no Leste do Congo Democrático com o seu homólogo angolano.

    Fonte: Portal Cipra.