A Presidente da República da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah, chega hoje a Luanda para uma visita de Estado de dois dias a Angola, no âmbito do incremento das relações bilaterais.
Trata-se da primeira visita de Estado de Nandi-Ndaitwah a Angola, depois de ter sido investida, este ano, como a primeira mulher a assumir a presidência daquele país irmão.
A Presidente namibiana visita o país a convite do Chefe de Estado, João Lourenço, com quem deverá reunir para abordar ao mais alto nível o estado da cooperação entre as partes.
De recordar que o Presidente da República e da União Africana testemunhou em Março, em Windhoek, a cerimónia de investidura da homóloga namibiana.
De 72 anos, Netumbo Nandi-Ndaitwah é a primeira mulher à frente dos destinos da Namíbia e a quinta a ocupar o cargo de Presidente do país.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, estão previstos encontros ao mais alto nível e outros programas paralelos, com vista ao reforço das relações de cooperação político-diplomáticas e de irmandade entre os dois países.
As relações entre Angola e a Namíbia, na condição de Estados independentes, foram estabelecidas a 18 de Setembro de 1990.
Angola foi o primeiro país a reconhecer a Independência da Namíbia e a formalizar relações diplomáticas.
Antes mesmo da Independência da Namíbia, Angola apoiou activamente a Luta de Libertação conduzida pela SWAPO (Organização do Povo do Sudoeste Africano), reconhecida pelas Nações Unidas em 1971 como o legítimo representante do povo namibiano.
Desde então, Angola e a Namíbia têm aprofundado a cooperação em diferentes domínios, nomeadamente nos sectores da Defesa e Segurança, Comércio e Indústria, Mobilidade e Fronteiras, Justiça, Infra-estruturas e Transportes e Fronteiras Marítimas.
Além dos acordos bilaterais, os dois países têm promovido intercâmbios culturais e educacionais, como o acordo de geminação entre a província do Cunene (Angola) e a região de Khomas (Namíbia), com vista ao reforço da cooperação nos domínios da Educação, Saúde, Economia e Cultura.
Fonte: Jornal de Angola.