A informação foi avançada, ontem, pelo secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa.
Luís Fernando fez saber que, no seguimento da visita, o Chefe de Estado procederá amanhã, ainda na província da Huíla, à abertura da Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA).
O evento mostra as potencialidades de cada um dos 164 municípios, das 18 províncias que integram a divisão político-administrativa de Angola.
Depois da Huíla, segundo deu a conhecer Luís Fernando, o Presidente da República seguirá para a província do Cunene, onde vai tomar contacto, fundamentalmente, com os projectos do Estado virados para respostas aos efeitos nefastos da seca na Região Sul e dos prejuízos que tem provocado à economia e no dia-a-dia das populações.
"O senhor Presidente da República trabalha, a partir desta quarta-feira, 9 de Agosto, no Sul do país, concretamente nas províncias da Huíla e do Cunene. Na quarta-feira e uma parte do dia de quinta-feira estarão reservadas à província da Huíla, sendo que parte de quinta-feira e sexta-feira, a missão vai ser cumprida no Cunene”, especificou o secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa.
Esta é a segunda vez, em menos de seis meses, que o Presidente da República se desloca, em visita de trabalho, à província da Huíla. A última vez foi por ocasião da reinauguração da Maternidade Provincial "Irene Neto”.
Huíla prioriza Educação e Saúde
O governador provincial, Nuno Mahapi Dala, afirmou, ontem, no Lubango, que a presença do Presidente da República, João Lourenço, vai ser aproveitada, durante uma reunião, para apresentar ao Chefe de Estado os programas em curso na Educação e Saúde, sectores em que se dá especial atenção.
Nuno Mahapi Dala, citado pela Televisão Pública de Angola, fez saber que a preocupação é de que a província garanta, já no ano lectivo que se avizinha, mais crianças inseridas no sistema de ensino.
Conforme assegurou, para além da Educação e da Saúde, vai-se abordar com o Chefe do Executivo e os auxiliares já presentes na cidade do Lubango sobre outros sectores, que também são vitais para o desenvolvimento da província da Huíla.
A Huíla, propriamente na cidade do Lubango, desenvolve, neste momento, um programa de melhoria das infra-estruturas e da rede da capital da província, consubstanciada na melhoria dos passeios, redes de esgotos, iluminação, estradas secundárias e terciárias.
Eventos Arena aprimora cenário das exposições
O grupo Eventos Arena, organizador do certame, trabalha a todo o gás para aprontar os stands que vão albergar, de amanhã até domingo, as exposições do potencial económico das 18 províncias e 164 municípios do país.
Durante a visita realizada, ontem, ao local do certame, o Estádio da Nossa Senhora do Monte, o Jornal de Angola constatou o batimento dos martelos, o turbilhão das ferraduras e berbequins, numa jornada intensa. Grupos de trabalhos intercalam os horários para, sem interrupções, garantir que tudo esteja a contento na abertura da Feira dos Municípios e Cidades de Angola.
Os governos das 18 províncias e respectivos municípios colocam na decoração dos stands cores e outros adereços, dos mais identificativos dos valores culturais e do potencial da produção económica de cada local.
Luanda (Luanda), Virei (Namibe), Cachiungo (Huambo) e outros stands visitados mostravam, até às 17 horas de ontem, um retoque bastante atractivo do que os municípios reservam para a montra de exposições do que se faz por Angola inteira.
Este movimento dos municípios e províncias também é acompanhado pela aposta que as empresas públicas e privadas atribuem ao evento, com a instalação de stands e zonas de amostra da produção disponível e dos serviços prestados.
Para a zona da Feira da Alimentação, onde também já estão esgotados os espaços, é visível como restaurantes e outros operadores turísticos capricham para a "Praça da Alimentação” servir os milhares de visitantes esperados com pratos típicos da vasta culinária angolana.
Fonte: Jornal de Angola.