• Presidente Da República Abre Hoje Feira De Produção Local


    O Presidente da República, João Lourenço, abre, nesta quinta-feira, no último dia da visita de quarenta e oito horas à província de Malanje, a Feira do Campo, que mostra as potencialidades económicas para atrair novos investidores para a região.

    O evento, com a duração de quatro dias, é uma promoção do Governo Provincial de Malanje, que conta com a participação de 38 expositores provenientes dos 14 municípios da província e de empresas que desenvolvem actividades nos ramos da Agricultura, Pecuária, Pesca e de Transformação de Matéria-Prima.

    Durante a feira, os visitantes poderão encontrar vários produtos do campo como a mandioca, feijão, berinjela, abacate, tomate, abóbora, beterraba, batata rena e doce, bombó, farinha de mandioca, arroz e algodão produzidos nos municípios do Luquembo e Kwnda-dya-Base.

    O director provincial do Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado, Pedro Jinge Bernardo, disse que todas as condições criadas para o arranque do evento consistem na atracção de novos investidores locais, assim como estimular o escoamento dos produtos do campo para os grandes centros de consumo.

    De acordo ainda com o responsável, a realização da Feira do Campo vai facilitar também a criação de parcerias entre os produtores, bem como a troca de experiências entre os comerciantes. O Governo Provincial de Malanje e as Administrações Municipais, acrescentou, têm estado a desenvolver acções do género, de modo a dar maior atenção aos camponeses que encontram dificuldades no escoamento dos produtos.

    Pedro Jinge Bernardo anunciou que durante os certames vão ser entregues um total de 24 meios de transporte, sendo dez carrinhas e 14 camiões, aos operadores municipais e transportadores de mercadorias, assim como 80 motorizadas de três rodas, numa iniciativa do Executivo para permitir o escoamento de produtos do campo.

    Na primeira fase, lembrou, foram contemplados seis operadores com carrinhas para carrinhas contentorizadas com sistema de frio.

    O coordenador de responsabilidade social da Biocom, Gerri Vissapa, representante da maior fazenda existente no município de Cacuso, disse que o empreendimento está vocacionado à produção e comercialização de açúcar, etanol e energia a partir da biomassa de cana-de-açúcar e está instalado no Pólo Agro- industrial de Capanda.

    Fonte: Jornal de Angola.