O Presidente da República, João Lourenço, foi condecorado com o Cordão de Ouro pela Associação dos Comités Nacionais Olímpicos Africanos (ACNOA), distinção que reconhece a sua dedicação e apoio ao desporto e ao Movimento Olímpico.
O Cordão de Ouro foi entregue esta terça-feira, 16 de Dezembro, pelo presidente da ACNOA, Mustapha Berraf, à ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, na Cidade Alta, segundo o Portal do Governo de Angola.
O acto decorreu no contexto dos IV Jogos Africanos da Juventude, que Angola acolhe de 10 a 20 deste mês e que reúne aproximadamente 3.000 pessoas em Luanda e no Bengo, entre 2.400 atletas e 500 oficiais técnicos, provenientes de 54 países africanos.
Durante o encontro, o Ministério dos Desportos prestou informações sobre o desenvolvimento dos IV Jogos Africanos da Juventude, segundo declarações do Presidente do Comité Olímpico Angolano, Pedro Godinho, no final da audiência.
“Felizmente das 21 modalidades, 10 já terminaram, e hoje começam outras. Tudo fazemos para no dia 20 fecharmos com chave de ouro”, frisou.
Pedro Godinho sublinhou o facto de ser a primeira vez que Angola organiza uma competição desta magnitude, envolvendo 54 países africanos em 21 modalidades.
“Está a ser uma experiência memorável e acredito que depois da organização desses jogos vamos estar preparados para realizar qualquer tipo de competição sem qualquer constrangimento”, realçou.
Para o responsável, os Jogos Africanos da Juventude, destinados a atletas sub-17, representam uma plataforma fundamental para a formação dos campeões que vão competir nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Com três medalhas de ouro já conquistadas, oito de prata e quatro de bronze, Angola ocupa a sétima posição do quadro geral de classificação dos IV Jogos Africanos da Juventude, volvidos seis dias do início da competição.