• Presidente João Lourenço desloca-se quinta-feira à Namíbia


    O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se quinta-feira à Windhoek, Namíbia, onde testemunhará, no dia seguinte, a tomada de posse da Chefe de Estado Netumbo Nandi-Ndaitwah, eleita em Novembro passado.
    A informação foi divulgada, esta quarta-feira, pelos Serviços de Imprensa da Presidência da República.
    A investidura, que tornará a também líder da SWAPO na quinta figura a conduzir os destinos do país, terá lugar no "Independence Stadium", à semelhança do empossamento dos seus predecessores, numa cerimónia que coincide com a data em que a Namíbia assinala o 35.° Aniversário da Independência.
    O evento, para o qual foram convidados vários chefes de Estado e de Governo, com destaque para o Presidente da República e da União Africana, João Lourenço, marca um acto tradicional de duplo sentido que se reveste de capital importância para a Namíbia.
    Netumbo Nandi-Ndaitwah venceu as sétimas eleições gerais, em Novembro último, com 57% do total dos votos de dois milhões de eleitores, num pleito que se julgava ser dos mais desafiadores para o partido SWAPO, no poder há 35 anos.
    Vai suceder o Presidente interino Nangolo Mbumba, que assumiu o poder após a morte de Hage Geingob, em Fevereiro de 2024.
    O seu principal opositor, o candidato dos Patriotas Independentes para a Mudança (IPC), Panduleni Itula, ficou no segundo lugar, com 25,50% dos votos.
    Um dos grandes desafios da nova Presidente, lançado durante a campanha, prende-se com a necessidade de atrair investimentos "através da diplomacia política" e envidar esforços para a criação de mais de 250 mil empregos em cinco anos.
    A nova Chefe de Estado, de 72 anos, quer apostar na redução das altas taxas de desemprego entre os jovens, uma questão que prometeu resolver com investimentos em energia verde, agricultura e infra-estruturas.
    Fonte: Angop.