O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, entregou nesta segunda-feira, em Abidjan, uma mensagem do Presidente João Lourenço ao homólogo ivoiriense, Alassane Ouattara.
José de Lima Massano participa desde segunda-feira em Abidjan, Côte d’Ivoire, na XII edição do “Africa CEO Forum 2025”, em representação do Presidente João Lourenço.
O evento reúne mais de dois mil líderes empresariais, investidores, Chefes de Estado e representantes governamentais de mais de 75 países, com o objectivo de reforçar a parceria entre os sectores público e privado, para impulsionar o desenvolvimento sustentável em África.
Sob o lema “Pode um novo acordo entre o Estado e o sector privado oferecer à África uma mão vencedora?”, o fórum aborda temas estruturantes como a melhoria da governança, a formulação de políticas públicas eficazes e a aceleração da implementação da Área de Livre Comércio Continental Africana (AFCFA).
Durante a cerimónia de abertura, orientada pelo Presidente da Côte d’Ivoire, Alassane Ouattara, intervieram também os Chefes de Estado da África do Sul, Cyril Ramaphosa, do Rwanda, Paul Kagame, do Ghana, John Dramani Mahama, do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, e da Mauritânia, Mohamed Cheikh El Ghazouani.
No seu discurso, Alassane Ouattara destacou a necessidade de investir no capital humano africano como eixo para a competitividade na produção de alimentos, energia e tecnologia.
José de Lima Massano liderou a delegação angolana em encontros com empresários locais, com destaque para o sector agro-industrial.
Estão previstas, igualmente, visitas técnicas a unidades de produção de óleo de palma e plantações de borracha, com vista ao reforço da cooperação económica bilateral.
A delegação angolana participou, ainda, no painel presidencial “Rumo para uma África poderosa: o caminho para a integração económica, política e comercial”, onde os líderes africanos sublinharam a importância da coordenação de políticas públicas e do envolvimento activo do sector privado na integração regional.
O “Africa CEO Forum”, organizado pelo grupo Jeune Afrique, em parceria com a International Finance Corporation (IFC), encerra hoje e inclui 26 sessões temáticas sobre educação, talentos, investimentos, transporte, logística, agricultura e resiliência económica, promovendo a construção de uma nova era de cooperação africana.