• Presidente João Lourenço inaugura hoje Projecto Integrado no Namibe


    Presidente João Lourenço inaugura hoje Projecto Integrado no Namibe
    O Presidente da República inaugura, hoje, o Projecto Integrado de Desenvolvimento da Baía de Moçâmedes, que engloba os novos terminais mineraleiro do Sacomar e de contentores do Porto do Namibe.

    João Lourenço, que se encontra desde a noite de ontem em Moçâmedes, vai inaugurar, igualmente, o Cine Estúdio do Namibe, símbolo arquitectónico e cultural da cidade.

    Projectado em 1973 pelo arquitecto português José Botelho Pereira e conhecido pela sua estrutura singular em forma de “nave espacial”, o edifício foi reabilitado através de uma parceria entre o Governo Provincial e a empresa Griner, no âmbito da responsabilidade social corporativa.

    O ministro dos Transportes, Ricardo d’Abreu, destacou que os novos terminais do Porto do Namibe e do Sacomar representam “um importante dinamizador da economia regional”, ao dotarem a província de infra-estruturas portuárias modernas, tecnologicamente avançadas e com capacidade para responder às exigências do mercado nacional e internacional.

    “Depois da ampliação do terminal mineraleiro e da construção do novo terminal de contentores, estamos perante um Porto que vai beneficiar toda a zona Sul, tornando o Namibe numa referência em competitividade portuária”, sublinhou o ministro.

    No âmbito do Projecto Integrado, foram baptizadas quatro embarcações de apoio às operações marítimas - Giraul, Bero, Mucubal e Nhaneca – nomes que homenageiam zonas, tribos e elementos geográficos emblemáticos da província.

    Ricardo d’Abreu felicitou as equipas envolvidas na execução do projecto, destacando o contributo de mais de 1.500 jovens namibenses. “Este é um momento nobre e honroso, que simboliza o empenho, a competência e o talento dos nossos quadros”, frisou.

    O governador provincial do Namibe, Archer Mangueira, considerou o Porto do Namibe “uma alavanca determinante para o desenvolvimento económico da região”, sublinhando que a nova infra-estrutura permitirá dinamizar outros sectores de actividade. “Este investimento terá reflexos positivos não só no Namibe, mas em toda a região Sul, contribuindo, de forma significativa, para o crescimento económico e para a criação de novos postos de trabalho”, afirmou o governador.

    Quanto ao Cine Estúdio do Namibe, o director do Gabinete Provincial da Cultura e Turismo, Aurélio Ngulawa, destacou que o espaço “devolve à província um equipamento moderno e multifuncional”, com capacidade para 300 pessoas e equipado com tecnologia de ponta em som, iluminação e projecção audiovisual.

    “O Cine Estúdio vai acolher eventos culturais nacionais e internacionais e criar novas oportunidades para os artistas locais”, afirmou o responsável.

    Hotel Iona

    Outro equipamento que também pode ser inaugurado hoje é o Hotel Iona, um investimento de referência que surge para reforçar o potencial turístico da província.