Sobre os feitos dos desportos no presente ano, em distintas modalidades, o Chefe de Estado considerou, terça-feira, em Luanda, serem ganhos que enaltecem o país, a nível do continente africano e mundial.
Acrescentou ser um momento para perspectivar o que o novo ano pode trazer de bom na vida pessoal, social, profissional e de negócios.
O Presidente afirma que o ano de 2024 foi marcado por uma série de acontecimentos que "nos moldaram como Nação e mostraram mais uma vez a nossa capacidade de enfrentar adversidades e de avançar com determinação”.
Realçou, o facto de os jovens estarem a colocar o desporto angolano a um nível que desperta a atenção e merece o reconhecimento do continente e do mundo.
Sublinha que todas as modalidades têm vindo a crescer, a produzir campeãs e campeões que trazem já um respeitável número de taças e de medalhas das competições internacionais em que participam.
Este ano, no âmbito do desporto, além da revalidação do título africano de andebol feminino, a Selecção Nacional de futebol apurou-se para o CAN´2025 de Marrocos, bem como a conquista de várias medalhas continentais e mundiais, principalmente nas modalidades de lutas.
Quanto ao futebol, Angola perdeu, sábado, diante do Lesotho, por 0-1, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, mas está apurada para o CHAN, a decorrer no Quénia, Tanzânia e Uganda, de 1 a 18 de Fevereiro de 2025, reservada a jogadores que actuam nos seus países.
O único golo da partida, da segunda "mão” das eliminatórias, foi marcado por Hlompho, aos 32 minutos, na execução de um penalti contra os Palancas Negras (designação da Selecção Nacional).
Os angolanos garantem o apuramento depois de terem vencido na primeira "mão”, por 2-0, com golos de Megue e Kaporal, no reduto alternativo da selecção do Lesotho, realizado na África do Sul.
Sobre a proeza, que perfaz a quinta qualificação da selecção do país ao CHAN, foi considerado de um marco que enaltece a qualidade dos jovens que militam no Campeonato Nacional (Girabola), pelo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão.
Numa nota de imprensa, o governante sublinha que hoje o país celebra com orgulho a quinta qualificação ao CHAN, o que reforça a necessidade de continuar a investir na melhoria da competição interna.
Acrescenta que com a presença garantida no CHAN é renovado o compromisso de uma preparação sólida e eficaz, com o objectivo de uma representação digna do país nesta importante montra internacional, onde Angola já alcançou o estatuto de vice-campeã em 2011, no Sudão.
De igual modo, o angolano "Mabululu”, ao serviço do Al Ahly Tripoli da Líbia, lidera a lista dos melhores marcadores com cinco golos nas três primeiras jornadas do Campeonato principal da Líbia, temporada "2024-2025”.
O atacante formado no Petro de Luanda marcou dois golos na ronda inaugural, aos 85 minutos e 90+1´, na vitória sobre o Al Malaab el Libby, por 3-0, no dia 14 de Dezembro. Na segunda jornada, a 19 deste mês, apontou, igualmente, dois golos na goleada sobre o Asaria SC por 5-0 (aos 35´e 38´).
No dia 25, na quarta-feira, anotou um tento de penalti, na vitória sobre o Al Ittihad Misurata, por 2-0 (aos 65´), para a terceira ronda. A seguir ao avançado, na lista dos que mais marcam, está Ahmed Kraouaa também do Al Ahly Tripoli, com quatro tentos apontados.
A equipa de Mabululu está à frente do Campeonato com nove pontos, seguido pelo Al - Khmes com menos três. No passado dia 16, em Marraquexe, Marrocos, na gala de premiação dos melhores de África, organizada pela Confederação Africana de Futebol (CAF), Mabululu recebeu o prémio do melhor golo de 2024.
O golo foi apontado na vitória diante da Namíbia, por 3-0, no Campeonato Africano das Nações (CAN), em Janeiro do corrente ano, na Côte d´Ivoire.
No basquetebol, o Interclube venceu, na sexta-feira, em Luanda, o 1º de Agosto, por 89-82, no jogo da quinta jornada do Campeonato Nacional sénior masculino, disputado no pavilhão 28 de Fevereiro.
Os anfitriões saíram ao intervalo com a vantagem de 49-46, em partida que marcou a estreia do novo técnico da formação da Polícia Nacional, José Garcia, de nacionalidade dominicana.
A vitória coloca a formação vencedora, agora na sexta posição, com seis pontos, prova liderada pelo Petro de Luanda, com 8 pontos. Para a mesma jornada, no pavilhão do ISPTEC, o Petro de Luanda B, derrotou a Vila Clotilde B, por 77-69.
Em relação ao voleibol, Mário Domingos, candidato da lista B, foi eleito presidente da Federação Angolana (FAVB), no sábado, para o quadriénio de 2024-2028.
A nível de clubes, votaram o Petro de Luanda, Clube Desportivo Mente Activa de Luanda, Clube Desportivo 4 de Junho (P.I.R.) do Huambo, Clube Desportivo Escorpiões da Boa Fé de Viana e o Sporting Clube Petróleos do Bié.
A tomada de posse dos novos corpos gerentes da FAVB está agendada para o dia 17 de Janeiro de 2025.
No hóquei em patins, a defesa - médio angolano Adilson Diogo "Py” deixou a Académica de Luanda e vai nas próximas duas temporadas representar o Sporting Club Marinhense em hóquei em patins, da segunda divisão portuguesa. O jogador segue para Portugal no início do mês de Janeiro.
Preparativos para a 68ª tradicional corrida pedestre de fim de ano "São Silvestre” de Luanda 2024, que se disputa no dia 31 de Dezembro, também foram "manchetes”, bem como outras actividades desportivas.
Fonte: Angop.