A missão foi confiada ao secretário executivo da SADC, Elias M. Magosi, que se compromete a dar prioridade à ratificação do Acordo Tripartido da Área de Comércio Livre e apoio contínuo à implementação dos programas do pilar de Desenvolvimento de Infra-estrutura, como um pilar que permite o enraizamento de todas as outras prioridades e actividades regionais.
Denominado Força-Tarefa Tripartida (TTF), o acordo é atribuído de forma rotativa a uma das comunidades por um ano. O objectivo do Acordo de Livre Comércio Tripartido COMESA-EAC-SADC é a criação da zona de livre comércio tripartida bem como alcançar a União Aduaneira dos 26 países-membros.
Os países-membros do Acordo de Livre Comércio Tripartido do COMESA são Burundi, as Comores, Djibuti, Egipto, Eritreia, Esuatini, Etiópia, Quénia, Líbia, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Uganda, a República Democrática do Congo, Ruanda, as Seychelles, Sudão, Zâmbia e Zimbabué.
Os países-membros do Acordo de Livre Comércio Tripartido da SADC são África do Sul, Angola, Botsuana, a RD Congo, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, as Seychelles, Esuatini, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué
Os países-membros do Acordo de Livre Comércio Tripartido da Comunidade da África Oriental (EAC) são Burundi, Ruanda, Tanzânia, Quénia e Uganda.
Fonte: Jornal de Angola.