• PRODUÇÃO NACIONAL ORLA MARÍTIMA Sal Orgânico de Benguela é Exportado para o Reino Unido


    **
    Mais de duas mil toneladas de sal orgânico são exportadas para o Reino Unido, informou, na segunda-feira (28/07), o presidente da Aliança Empresarial de Benguela, Adérito Areias. O responsável considerou a conquista um motivo de orgulho para as 18 associações filiadas à Aliança Empresarial de Benguela, que vêem reconhecida a qualidade do sal produzido na província, agora apreciado por um dos mercados mais exigentes do mundo.**

    Além do Reino Unido, a Aliança, em articulação com a Associação dos Produtores de Sal, tem recebido manifestações de interesse de países como a Holanda e outros Estados europeus. “É com muito agrado que constatamos que o nosso sal tem passado nos exames laboratoriais mais rigorosos do mundo”, disse Adérito Areias.

    De acordo com o empresário, empresas britânicas altamente criteriosas já estão a solicitar o sal produzido na comuna do Chamume, município da Baía Farta, conhecida como a “cidade do sal”. “Se tudo correr como previsto, iremos brevemente exportar cerca de duas mil toneladas para o Reino Unido, o que representa uma enorme satisfação para nós”, afirmou.

    Reordenamento da Exploração de Sal
    O empresário Adérito Areias elogiou a criação recente de uma equipa pelo governo provincial, visando o reordenamento da exploração de sal feita na província. Areias enalteceu a iniciativa, por ser um trabalho conjunto entre o Governo Provincial de Benguela e a classe empresarial, visando pautar por um trabalho de qualidade e na legalidade.

    Segundo o empresário, apesar de estar fora do seu alcance os pronunciamentos dos resultados almejados, foi uma iniciativa positiva, por ser uma comissão que o Governo e os empresários associados na Aliança Empresarial de Benguela estão a tratar.

    “Penso que brevemente será publicado um comunicado do resultado desse inquérito, que acho ter sido extremamente bom. Foi um trabalho muito bom, um trabalho conjunto entre o Governo e a Aliança Empresarial, o que demonstra a qualidade da governação que temos aqui em Benguela, de estarmos juntos e participarmos na resolução dos problemas da província. Acho que foi extremamente positivo”, destacou.