A secretária de Estado para a Administração, Finanças e Património do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), Maria Auxiliadora Ramiro, abordou, segunda-feira, em Luanda, com a classe de diplomatas, as condições de trabalho e os desafios da instituição.
O encontro, segundo uma nota enviada ao Jornal de Angola, teve como objectivo auscultar os profissionais e recolher contribuições, "que ajudem a mitigar a panóplia de situações menos boas, que condicionam o bom funcionamento do MIREX.
Durante quatro horas, a responsável foi questionada sobre os critérios de ingresso e de promoção na carreira especial (carreira diplomática), as injustiças que vêm sendo cometidas nesses processos ao longo dos anos, as baixas condições salariais e outras benesses.
Maria Auxiliadora Ramiro ouviu, também, contribuições tendo em vista a melhoria da qualidade dos recursos humanos, por intermédio da formação específica e especializada, criação de dinâmicas e experiências capazes de dar resposta eficaz e eficiente aos problemas que a instituição vive.
A secretária de Estado do MIREX tomou "boa nota” de todas as ideias avançadas pelos diplomatas, mas também mostrou-se engajada em ver resolvidas muitas das inquietações apresentadas.
Maria Auxiliadora Ramiro disse, lê-se na nota, estar a trabalhar afincadamente para tornar realidade o Plano de Rotação de Quadros, melhorar a questão salarial e de outras condições sociais, bem como resolver os casos pontuais e devidamente identificados de injustiças laborais.
De igual modo, comprometeu-se em continuar a receber subsídios dos diplomatas, que visam ultrapassar as preocupações partilhadas na reunião de ontem e outras, transversais aos funcionários.
A reunião enquadrou-se, ainda, no plano de encontros de trabalho selectivos e direccionados, promovido pela secretária de Estado nesta fase de começo do ano, com vista a imprimir uma nova dinâmica de gestão participativa, actuante e capaz de produzir resultados tangíveis para o bem do colectivo.
No final do encontro, ficou assente o compromisso da direcção e trabalhadores para a concretização do objectivo de tornar o MIREX uma instituição ao nível dos desafios de continuar a servir melhor o país.